O anúncio do adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021 realizado na manhã dessa terça-feira (24) trouxe consigo uma série de questões a serem resolvidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e as confederações esportivas. Uma delas é o limite de idade imposto pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) aos atletas que participarão do torneio de futebol masculino em Tóquio.
Desde os Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, a FIFA permite a participação de atletas profissionais, desde que não tenham mais de 23 anos de idade, com três exceções. Com o adiamento dos Jogos para o ano que vem, na teoria, os atletas que completam 24 anos depois de agosto de 2020 não poderão mais participar.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
A FIFA vai estudar uma possível alteração no limite para que eles tenham a oportunidade de defender seus países em 2021. A decisão foi emitida pela entidade logo na sequência do adiamento dos Jogos feito pelo COI em conjunto com o governo do Japão.
“A Fifa acredita firmemente que a saúde e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas em atividades esportivas devem sempre ser a maior prioridade e, como tal, saudamos a decisão de COI de hoje. Além da decisão do COI, a FIFA trabalhará com as partes interessadas para tratar de todos os principais assuntos relacionados a este adiamento.”
A decisão impacta diretamente a seleção brasileira de futebol. Há três semanas, o técnico André Jardine convocou 23 jogadores para amistosos que ocorreriam no final do mês, antes do estouro da pandemia de coronavírus. Dente eles, 11 completam 24 anos no segundo semestre e estariam fora dos Jogos Olímpicos de 2021.
Jogadores da última convocação que completam 24 anos em 2021 (e estariam inaptos a disputar as Olimpíadas)
- Goleiros: Cleiton (Red Bull Bragantino) e Lucas Perri (São Paulo)
- Zagueiros: Gabriel (Lille), Luiz Felipe (Lazio) e Lyanco (Torino)
- Laterais: Caio Henrique (Grêmio) e Ayrton Lucas ((Spartak Moscou)
- Meio-campistas: Lucas Paquetá (Milan), Matheus Henrique (Grêmio), Maicon (Shakthar Donetsk ) e Wendel (Sporting)
Dois outros jogadores que servem à seleção principal e que poderiam ser aproveitados por André Jardine este ano nas Olimpíadas terão 24 anos em 2021. São eles o atacante Gabriel Jesus, do Manchester City, e o volante Bruno Guimarães, do Lyon.