Diante do agravamento da pandemia de coronavírus, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) convocou nesta sexta (13) todas as confederações brasileiras para uma reunião no dia 18 de março. Também confirmou a realização da seletiva de natação para os Jogos de Tóquio, mas com portões fechados.
As disputas por vagas nas Olimpíadas na natação permanecem agendadas para o período entre 20 e 25 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk, Rio de Janeiro. Em meados de fevereiro, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos divulgou esclarecimentos sobre o regulamento da competição.
No comunicado desta sexta, o COB afirma que “tem como prioridade a preservação da saúde e da integridade física dos atletas e de todos os demais envolvidos na preparação da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, além dos participantes de eventos esportivos, como treinadores, árbitros, imprensa, colaboradores e público em geral”.
Além da reunião e da confirmação da seletiva da natação, a entidade cancelou a realização do Festival 100 dias para Tóquio, marcado para 18, 19 e 21 de abril, em Brasília, e o Encontro Olímpico que seria realizado no dia 2 de maio, no CT Time Brasil, onde passaria orientações aos atletas brasileiros já classificados para os Jogos. Também não vai mais enviar representantes para a visita de inspeção ao Japão, agora na terceira semana de março.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Por fim, não descartou novas medidas, “como realizar competições com portões fechados, adiar ou mesmo o cancelar as mesmas, caso seja necessário”.
Sobre eventos fora do Brasil, principalmente, Jogos Olímpicos Tóquio 2020, afirma que segue acompanhando e respeitando os posicionamentos das Federações Internacionais, do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Organizador de Tóquio 2020 sobre o coronavírus, reiterando “confiança absoluta nestas instituições”.