Siga o OTD

Tiro Esportivo

CBTE e CBDU acertam parceria para o crescimento da modalidade

O início da parceria entre a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário ocorrerá no dia 26 de novembro

Parceria entre a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) e a Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) (Divulgação/CBTE)
Parceria entre a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) (Divulgação/CBTE)

A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) acertaram uma parceria nesta quarta-feira (30). O acordo terá início durante a Final do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle, que ocorrerá entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), no Rio de Janeiro.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Segundo Wissam Elias Maalouf, diretor de arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle da CBTE, o objetivo inicial da parceria é inserir o tiro esportivo no esporte universitário. A ideia é que, em 2026, a modalidade faça parte do programa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

“Estamos identificando os nossos atletas filiados que estão na condição de universitário, ou seja, que estão inscritos num curso reconhecido pelo MEC e tenham entre 17 e 25 anos. A inscrição para disputar o Campeonato Brasileiro em novembro é gratuita, desde que o atleta esteja matriculado numa das disciplinas na CBTE”, explicou o dirigente. “Temos muito trabalho pela frente. Um deles é convencer as universidades a adotarem o esporte do tiro esportivo e disponibilizar em seu campus um estande de tiro, nem que seja de ar comprimido”, completou Wissam.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Inclusão do universitário no torneio nacional

“É um momento muito importante tanto para a CBDU quanto para a CBTE para fortalecer e podermos fomentar o desporto do tiro esportivo dentro do universo universitário. É o primeiro passo para a realização de uma categoria universitária dentro da principal competição nacional do tiro esportivo brasileiro. Estamos com muita esperança que nos próximos anos a gente fortaleça ainda mais essa parceria para que tenhamos novos eventos e difundir ainda mais o tiro esportivo”, disse Alim Rachid Maluf Neto, vice-presidente da CBDU.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Tiro Esportivo