Uma das primeiras provas do sábado (27), primeiro dia de competições em Paris, foi no tiro esportivo. Na competição da pistola de ar 10m masculino individual, o Brasil teve seu representante no estande em Chateuroux: Philipe Chateaubrian. Assim, o atirador nacional competiu na prova classificatória e terminou com a 31ª colocação entre 33 concorrentes. Apenas os oito primeiros avançaram na disputa por medalhas.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Nas últimas edições de Jogos Olímpicos, o tiro esportivo inaugurou a corrida das nações no quadro geral de medalhas. E em Paris não foi diferente. Então, o Cazaquistão foi o primeiro país a conquistar seu lugar no pódio com a disputa de bronze na carabina de ar 10m equipe mista. Contudo, o primeiro ouro olímpico de 2024 já foi para a China, que derrotou a Coreia do Sul por 16 a 12 na decisão. Ao mesmo tempo, Philipe Chateaubrian competia na classificatória da pistola de ar 10m masculino individual.
- Ano de boas notícias e conquistas inéditas para o triatlo brasileiro
- Feitos de Gustavo Bala Loka são os destaques do BMX Freestyle em 2024
- Perda da hegemonia na Paralimpíada marca ano do futebol de cegos
- Pedido de despejo pode tirar Bauru Basket do Panela de Pressão
- Kamilla Cardoso joga bem, mas Shanghai perde na WCBA
Anteriormente, Philipe foi o primeiro atleta nacional a conquistar a vaga de uma prova individual nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A vaga veio em novembro de 2022, ao conquistar o Campeonato das Américas, em Lima, no Peru, competição que também contava com Felipe Wu. Na época, a vaga era do país, mas o atleta manteve a vaga nominal pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.
A prova
Todavia, os ares franceses não trouxeram a inspiração para Chateaubrian e o brasileiro fez a pontuação de 561-13x. Pontuação suficiente para deixá-lo à frente de um atirador da Líbia e de Aruba. Primeiramente, Philipe teve um desempenho próximo aos primeiros colocados, com uma primeira sessão de 96 pontos. Porém, sua precisão diminuiu nas três sessões seguintes (93, 91 e 92). Por fim, melhorou nas duas últimas (95 e 94).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mas, não foi suficiente para subir na classificação e brigar por uma das oito vagas. A oitava colocação ficou com o alemão Robin Walter, que teve 577-17, enquanto o líder, o sérvio Damir Mikec acertou 584-17x.