Siga o OTD

Santiago 2023

Marcelo Marton leva primeiro ouro do tiro e Alexandre Galgani é prata

Atleta foi ouro na carabina em pé 10m da SH1, enquanto Alexandre Galgani ficou com a prata na carabina de ar 10m deitada SH2

Marcelo Marton tiro esportivo carabina em pé
(Foto: Miriam Jeske/CPB @miriamjeske_/@ocpboficial)

Marcelo Marton conquistou o primeiro ouro do tiro esportivo brasileiro nos Jogos Parapan-americanos de Santiago-2023. Depois dos bronzes de Débora Campos e Guilherme von Rosenthal, Marcelo derrotou três peruanos e dois norte-americanos em uma final muito emocionante da carabina em pé 10m SH1. Na carabina deitada 10m SH2, Alexandre Galgani foi prata, em prova que contou com três brasileiros.

+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023

A categoria SH1 é para atletas que não requerem suporte para a arma. Paranaense de Londrina, Marcelo Marton tem 52 anos e conquistou sua primeira medalha nos Jogos Parapan-americanos. Ele havia ficado em oitavo na carabina deitada ainda no sábado (18).

Nas eliminatórias, Marcelo se classificou em segundo lugar com 608.4, atrás de Jorge Arcela do Peru e na frente da norte-americana Taylor Farmer, com 606.

Marcelo Marton desafia peruanos na final

Ainda na parte inicial da competição Marcelo começou muito bem. Liderou a primeira série com 52.2, mas caiu para segundo na segunda (101.3) e terceiro após a terceira (120.5), chegando a aparecer em quarto em algumas rodadas intermediárias, atrás dos atiradores peruanos.

Os norte-americanos pareceram sentir a final. Primeiramente, Taylor Farmer saiu ao fim da quinta série, e Nick Beach foi eliminado da prova após a sexta. A medalha foi garantida quando Steve Medina terminou a sétima etapa em quarto lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Marcelo então estava em segundo lugar com 200 pontos, atrás de Jorge Arcela (201.0) e Milagros Lomino (1992.). Dois tiros ótimos, com 9.5 e 10.6 o garantiram na grande final com 220.1 apenas meio ponto atrás de Jorge Arcela e deixaram Milagros Lomino com o bronze. Ao fim, 10.5 e 10.3 deram o ouro para Marcelo, quando Jorge conseguiu apenas 9.9 e 9.3. 

Marcelo Marton conquistou o ouro com a marca de 240.9 e Arcela ficou com a prata com 239.8.

Alexande Galgani fica com a prata na carabina de ar 10m deitada

Encerrando a programação desta segunda-feira, Alexandre Galgani ficou com a medalha de prata na carabina de ar 10m mista deitada SH2 com 253.2. A SH2, como explica o manual do Comitê Paralímpico Brasileiro é para “atiradores de carabina que não possuem habilidade para suportar o peso da arma com os braços e precisam de suporte para a arma”.

O norte-americano Stetson Bardfield foi o grande campeão com 253.4, enquanto Maria Rodriguez, da Argentina, ficou com o bronze. Jessica Michalack foi a quarta melhor e Bruno Kiefer terminou em sétimo.

Galgani e Michalack chegaram a liderar por boa parte da prova, mas Bardfield conseguiu três 10.9 (tiro quase perfeito) em sequência para passar à liderança. Ao fim, Galgani diminuiu a vantagem, mas não foi o suficiente para o ouro.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Santiago 2023