Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil define equipe de tiro ao prato para o Pan de Santiago

CBTE divulgou lista com sete atletas para as disputas da fossa olímpica e do skeet nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023

Hussein Daruich segura arma de tiro esportivo; ele é um dos convocados para as disputas do tiro ao prato para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 - Copa do Mundo Júnior Camilla Cosmoski Mundial de tiro esportivo
Hussein Daruich, de 15 anos, é um dos convocados (Foto: Miriam Jeske/COB)

A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) divulgou nesta semana a lista de convocados para representar o Brasil nas disputas do tiro ao prato nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, em outubro. Sete atletas foram chamados: Camilla Cosmoski, Daiana Camaz, Hussein Daruich e Jaison Santin, na fossa olímpica, e Georgia Furquim, Renato Portela e Roberth Vieira, no skeet.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A definição da equipe se deu após seletivas nacionais e de acordo com o Planejamento Técnico Fossa e Skeet 2023, de acordo com a CBTE. Entre os nomes da equipe, destaque para Hussein Daruich, de apenas 15 anos de idade. Ele já é um dos maiores nomes da fossa olímpica brasileira, tendo conquistado um bronze na Copa do Mundo Júnior no ano passado.

“Representar o Brasil, o Paraná e a cidade onde moro, Guarapuava, é uma grande honra pra mim. Os Jogos Pan-Americanos têm uma grande importância na vida de todo atleta que almeja chegar aos Jogos Olímpicos. Também foi um objetivo que consegui alcançar e foi fruto de muito treinamento e dedicação. Estou em busca de um grande sonho, que é conquistar uma vaga para o Brasil na Olimpíada de Paris, em 2024. Se Deus permitir e com a torcida de todos, logo chegaremos lá”, disse Hussein Daruich.

O Pan

Os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 vão acontecer entre 20 de outubro e 05 de novembro deste ano, mas o tiro esportivo terá suas disputas logo na primeira semana, entre os dias 21 e 27 de outubro. Haverá 15 eventos com medalha na modalidade. O tiro ao prato abrange cinco provas, enquanto pistola e rifle contam com os outras dez.

Na última edição do Pan, em Lima-2019, o Brasil contou com a participação de 21 atletas e conquistou duas medalhas, ambas de bronze. Júlio Almeida foi ao pódio na pistola de ar 10m, enquanto Roberto Schmits medalhou na fossa olímpica. Buscando aumentar esse número, foram assim chamados para Santiago-2023:

Fossa olímpica: Camilla Cosmoski, Daiana Camaz, Hussein Daruich e Jaison Santin
Skeet: Georgia Furquim, Renato Portela e Roberth Vieira

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Santiago 2023