Camila Cosmoski e Jaison Santin, prata no skeet misto, e Ana Luíza Ferrão, bronze na pistola de 25 m, subiram ao pódio nesta quarta-feira no Campeonato das Américas de tiro esportivo, que está sendo disputado em Lima, no Peru.
+Brasil conquista bronze no Campeonato das Américas
+Philipe Chateaubrian garante vaga para Brasil em Paris 2024
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
BOM COMEÇO
A primeira medalha brasileira do dia foi bronze conquistado por Ana Luiza Ferrão. A atiradora começou muito bem a prova da pistola de 25 m ao ficar na sexta colocação na qualificação, somando 569 pontos, 280 no tiro de precisão e 289 no tiro rápido.
As outras três brasileiras que participaram da prova ficaram pelo caminho, longe das nove primeiras colocadas que avançaram. Paula Yado ficou em 17º com 567, enquanto Cibele Breide Martins foi a 24ª com 556. Marina Alves terminou em 31º com 540.
No ranking match, as atiradoras classificadas foram divididas em dois grupos, dois quais apenas as duas primeiras colocadas avançaram para a final. Ana Luiza Ferrão brigou tiro a tiro com a americana Alexis Lagan pelo segundo lugar e a brasileira conseguiu a vaga para a decisão da medalha com apenas um ponto de vantagem sobre a rival (12 a 11). Ketelyn Abeln, também dos Estados Unidos, avançou em primeiro com 15 pontos.
FINAL
Além da brasileira e da americana, se classificaram para a final a cubana Laina Perez e a mexicana Elba Vega. Após as quatro primeiras rodadas de cinco tiros cada, Ketelyn Abeln somava 13 pontos, seguida por Laina Perez com nove e Ana Luiza Ferrão com sete. Com apenas seis pontos, Vega foi a primeira eliminada, já garantindo uma medalha para a brasileira.
Ana Souza Ferrão, no entanto, não teve bom desempenho nas duas rodadas seguintes, somou apenas mais dois pontos e foi a segunda eliminada, ficando com o bronze com nove pontos. Na última rodada, com sete pontos de vantagem, Ketelyn Abeln já era a campeã e só cumpriu tabela para terminar com a medalha de ouro ao somar 22 pontos contra 15 de Laina Perez, de Cuba, que ficou com o bronze.
PRATA NO SKEET
Na skeet misto por equipes, Camilla Cosmoski e Jaison Santin conquistaram a medalha de prata. A dupla brasileira conseguiu chegar até a decisão da prova, mas o ouro na final para a Guatemala. Já na carabina de ar mista por equipes, Geovanna Meyer e Leonardo Moreira terminaram na décima colocação.