Cerca de quatro meses após o Brasil conquistar sua primeira vaga nos Jogos de Paris 2024, com o futebol feminino, o Comitê Olímpico Nacional (CON) do país garantiu sua primeira cota individual. O posto veio das mãos de Philipe Chateaubrian no tiro esportivo, vencedor da pistola de ar 10m masculina no Campeonato das Américas, realizado em Lima, no Peru.
+Rayssa Leal é campeã mundial de Skate Street
A vaga Olímpica é do CON, não necessariamente do atleta que a assegurou. Philipe Chateaubrian derrotou o americano Nickolaus Mowrer na final, por 17 a 11. O medalhista Olímpico de prata Felipe Wu também participou da disputa, mas não avançou para as fases finais.
“Hoje é um dia muito especial na minha vida, na minha carreira esportiva. É a realização de um sonho, estou muito feliz com essa conquista. Tenho que agradecer primeiramente a Deus, que me deu capacidade para fazer aquilo que mais amo que é ser atleta do tiro esportivo. Também agradeço minha família, minha esposa, meus filhos. A todos brasileiros que torceram por mim e a CBTE”, disse, emocionado, Philipe.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A 13ª edição do Campeonato das Américas também é importante porque conta para o MQS (Pontuação Mínima de Qualificação) para Paris 2024. Os 15 primeiros de cada prova também se classificam para o Pan de 2023, com no máximo dois atletas por país por prova.