8 5
Siga o OTD

Tiro Esportivo

Hussein Daruich conquista o bronze na Copa do Mundo Jr.

Hussein Daruich, de apenas 14 anos, conquista a medalha de bronze na fossa olímpica da Copa do Mundo Jr. de tiro esportivo na Alemanha

Hussein Daruich Copa do Mundo Júnior de tiro esportivo final fossa olímpica
Hussein Daruich, paranaense de 14 anos (Foto: Reprodução/Instagram)

O jovem brasileiro Hussein Daruich conquistou a medalha de bronze na fossa olímpica da Copa do Mundo Júnior de tiro esportivo em Suhl, na Alemanha, nesta quinta-feira (12). O paranaense, de apenas 14 anos, teve uma trajetória muito boa na qualificatória, e acertou 19 dos 25 pratos possíveis na final. O australiano Marco Vincenzo Corbo levou o ouro.

+ Beatriz Ferreira atropela mongol na abertura do Mundial de boxe feminino

O brasileiro chegou na final após ter sido o terceiro colocado nas eliminatórias. Hussein Daruich fechou o primeiro dia em sétimo e melhorou o seu desempenho nas duas rodadas finais desta quinta, marcando uma série perfeita de 25 pratos acertados e uma outra de 24, com um acumulado de 120 em 125 possíveis.

Já na final, Hussein foi bem no primeiro estágio, com 22 pratos acertados, entre 25 possíveis. Ele teve uma sequência de 14 acertos até errar o primeiro. Na segunda fase, com apenas quatro atletas, o brasileiro começou com seis acertos seguidos, mas passou a oscilar e acabou a quinta série de tiros com 19 acertos, em terceiro lugar.

Existem alguns cortes ao longo da final da fossa olímpica. Um deles acontece após os 25 primeiros disparos, que marca a reta final da prova. Como Hussein Daruich era o terceiro e apenas os dois seguiam na disputa, o brasileiro não seguiu para brigar pelo ouro e ficou com o bronze. Marco Vincenzo Corbo e o norte-americano Lance Patrick Thompson seguiram duelando pelo título e o australiano levou a melhor, em 32 a 31.

Nível do feito

Mesmo que esta seja uma Copa do Mundo de nível júnior, este é um resultado muito relevante para Hussein Daruich, que ainda é muito novo para a categoria (ela é sub-21). Ele tem 14 anos e, entre os oito finalistas, quem tinha a idade mais próxima a sua era o argentino Joaquin Cisneros, com 17 anos – todos os demais tinham entre 18 e 20 anos. Dos dois que terminaram a sua frente, Vincenzo Corbo tem 18 anos, enquanto Thompson tem 20.

Hussein Daruich, de 14 anos, ao lado de  um atleta de 18 e outro de 20
Hussein Daruich em seu primeiro pódio internacional (Foto: Divulgação)

Esta foi a primeira competição internacional júnior de Hussein Daruich. Ele já havia competido no início deste ano em duas etapas de Copa do Mundo de nível sênior, em Lima, no Peru, e em Lonato, na Itália. Em solo peruano, o jovem chegou a figurar no top-3 após o primeiro dia de qualificatória, mas caiu de rendimento e terminou em 24º.

Hussein ainda participará das provas por equipes da fossa olímpica na Copa do Mundo Júnior de Suhl. Junto a sua irmã Hanna Daruich, que tem 18 anos, ele participará da disputa mista. Já com Haddy Gomes e Igor Mera, que ficaram em 30º e em 31º na disputa individual (111 pratos cada), se juntarão ao paranaense para a prova masculina.

Outros resultados

Entre as mulheres, Hanna Daruich, irmã mais velha de Hussein, terminou em 19º lugar a qualificatória da fossa olímpica feminina. Ela estava em 16º e teve uma queda de três posições após acertar 21 e 20 pratos, em sequência, nesta quinta. A paranaense, que tem 18 anos, fechou sua participação com um total de 106 pontos. A última classificada para as fases finais foi a estadunidense Sydney Krieger, com 112.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já na disputa por equipes mistas da pistola de ar 10m, o Brasil foi representado por Mariana Betoni e Caio Silas de Almeida. Eles terminaram em 33º lugar entre 38 atletas, com 540 pontos totais e seis acertos na mosca. Mariana fez 269 pontos, enquanto Caio anotou 271. A Índia fez dobradinha de ouro e prata na prova, com Esha Singh/Chaudhary Saurabh sendo campeões.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tiro Esportivo