Sete atletas brasileiros participaram das disputas qualificatórias da Copa do Mundo Júnior de tiro esportivo de Suhl, na Alemanha, nesta quarta-feira (11). Entre eles, quem mais se destacou foi o paranaense Hussein Daruich, de apenas 14 anos, que fechou o dia na sétima colocação da fossa olímpica masculina, estando na briga para garantir vaga na final da prova.
+ Jucielen Romeu e Caroline Almeida estreiam com vitória no Mundial de boxe
Participaram 67 atletas da disputa da fossa olímpica masculina. Hussein Daruich marcou 71 pontos nas três primeiras rodadas, tendo acertado 23 pratos nas duas primeiras séries e 25 na terceira, num aproveitamento perfeito. Oito atletas avançam à final. Ainda serão realizadas mais duas rodadas de tiro na quinta-feira (12) para definir os finalistas.
Outros dois brasileiros participam da disputa masculina da fossa olímpica em Suhl. Igor Mera é o 28º colocado, com 67 pontos, enquanto Haddy Gomes aparece em 29º – ele chegou a figurar o top-15, mas perdeu posições após a terceira série. Entre as mulheres, Hanna Daruich é a única representante. Ela está em 16º após as três primeiras séries de tiros, tendo acertado 21 pratos em todas elas.
Vale destacar que Hussein Daruich é um dos atletas mais promissores do tiro esportivo brasileiro. Natural de Guarapuava, no Paraná, ele já participa de competições adultas e bate de frente com atletas muito mais velhos que ele. Há um mês, Hussein Daruich participou da Copa do Mundo Sênior em Lima, no Peru, e fechou o primeiro dia de qualificatória em terceiro lugar, mas acabou não avançando à final.
Provas da pistola de ar
Nas disputas da pistola de ar 10m, Caio Silas de Almeida terminou em 27º lugar na qualificatória masculina, marcando 563 pontos. Ele ficou no top-5 na primeira rodada, com uma pontuação de 97, mas caiu de rendimento e anotou 93, 91, 93, 93 e 96 pontos, respectivamente, nas cinco séries seguintes. O indiano Shiva Narwal liderou o quali, com 585 pontos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Já na disputa feminina, Mariana Betoni marcou 553 pontos em sua qualificatória e terminou em 33º lugar, não avançando às finais. Ela começou muito bem, marcando 96 pontos, mas caiu com três séries de 90 na sequência e voltou a melhorar nas duas rodadas finais, com 94 e 93 pontos. Já Sara Lais da Rosa marcou 539 pontos, com 92, 88, 89, 88, 93 e 89 pontos, em sequência, e ficou em 53º lugar.