O Brasileiro de tiro esportivo, organizado pela CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo) acontecerá entre os dias 8 e 13 de dezembro no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro. Em 2020 foi comemorado o aniversário dos 100 anos das primeiras medalhas brasileiras em olimpíadas. Nos Jogos de Antuérpia-1920, foram três justamente no tiro esportivo e por isso, a edição será em homenagem a esse feito histórico.
O evento reunirá cerca de 400 atletas de todo o país em provas de Carabina, Pistola, Rifle e Tiro ao Prato, mas não terão validade para o ranking geral ou qualidade. Além disso, a competição contará ainda com uma prova comemorativa especial, que simulará a primeira medalha de ouro conquistada pelo Brasil, por Guilherme Paraense na Antuérpia.
+ Fernando Meligeni e a relação Argentina-Brasil em sua carreira
Local e formato
O Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo já é uma tradição. Há quase 50 anos, o torneio decide os melhores do país em suas respectivas provas. A sede é o Centro Militar de Tiro Esportivo, estrutura que sediou os Jogos Olímpicos de 2016 e também a Copa do Mundo da ISSF (Federação Internacional de Tiro Esportivo) há um ano.
Como não foi possível executar o Campeonato Brasileiro em sua plenitude por conta da pandemia, ficou estabelecido que os resultados deste evento irão definir os campeões brasileiros em cada uma das disciplinas disputadas. A previsão do comitê organizador é da participação de 400 atletas, número levemente inferior ao de 2019, muito por conta também da pandemia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
A organização do campeonato, com o apoio do Exército Brasileiro, seguirá todos os protocolos de segurança em relação a pandemia do Covid-19. Serão aplicadas regras sanitárias exigidas pelas normas de saúde.
Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo – Centenário das Primeiras Medalhas Olímpicas Brasileiras
Data: 8 a 13 de dezembro
Local: Centro Militar de Tiro Esportivo – Av. Brasil, 26.196 (próximo ao entroncamento da Via Transolímpica)
Horário: 9h às 17h