Júlio Almeida repetiu o resultado obtido na quinta-feira no Intershoot, competição de tiro esportivo que está sendo disputado na Holanda, e conquistou nesta sexta a medalha de bronze na pistola de ar. Na mesma prova, Felipe Wu, que ficou em décimo lugar na véspera e não se classificou para a final, melhorou o desempenho, chegou à final e terminou na quinta colocação.
A fase de classificação foi dominada pelos indianos Dharmendra Singh e Ravinder Singh, que ficaram empatados em primeiro lugar com 583 pontos. Júlio Almeida se classificou na sexta colocação com 579 e Felipe Wu ficou com a oitava e última vaga para a final ao somar 577.
Na abertura da final, depois da primeira sequência de dez tiros, Dharmendra Singh saltou na frente com 102 pontos, mas Felipe Wu somou 101,1 ficando em terceiro e Júlio Almeida, com 100,9, em quarto. Quando começaram as rodadas eliminatórias, Wu foi ultrapassado por Jitu Rai, da Índia, e caiu para terceiro, enquanto Almeida foi para a quinta colocação. Já o chinês Mengi Wang, oitavo colocado, foi o primeiro eliminado.
Após mais duas rodadas de tiros, Felipe Wu fez 10,4 e 9,9, subindo novamente para a vice-liderança com 141,6 pontos, 1,5 atrás do líder Dharmendra Singh. Já Júlio Almeida, que somou 9,8 e 10,3, continuava na quinta colocação com 141,1 pontos, enquanto o indiano Om Mitharval, sétimo colocado com 139,7 pontos, se despediu da competição.
Restavam apenas seis competidores na briga pelas medalhas e, entre deles, dois brasileiros. Com dois tiros em que somou 20 pontos, Shahzar Rizvi, da Índia, foi eliminado na sexta colocação com 159,9 pontos. Júlio Almeida chegou a 161,4 e subiu para o quarto lugar, enquanto Felipe Wu se mantinha em segundo com 161,9 pontos.
A próxima rodada eliminatória, no entanto, foi trágica para o medalhista de prata nos Jogos Rio 2016. Felipe Wu atirou mal e somou 9,8 e 9,1, chegando a 180,8 pontos, resultado que o fez cair de segundo para o quinto lugar e ser eliminado da competição. Por outro lado, Júlio Almeida acertou dois belos tirous, somou 10,3 e 10,5, chegando a 182,2. Ele continuava em quarto, mas reduziu a diferença pra o vice-líder Jitu Rai para apenas 0,2.
A rodada seguinte seria decisiva. Dos quatro, quem fosse eliminado ficaria fora do pódio. Júlio Almeida caprichou e teve a melhor performance entre os que ainda estavam na briga. Somou 10,8 e 10,4, pulando da quarta para a vice-liderança com 203,4 pontos contra 205 do líder Dharmendra Singh, enquanto Ravinder Singh, medalha de ouro na véspera, foi eliminado e ficou fora do pódio.
Com a medalha garantida, no entanto, Júlio Almeida não foi tão bem. Fez 9,8 e 10,2, mas foi o suficiente para eliminar Jitu Rai. O brasileiro tinha 223,4 contra 223,1 do adversário, que terminou com a medalha de bronze.
O mau desempenho na rodada anterior fez Júlio Almeida chegar muito longe de Dharmendra Singh na hora da decisão da medalha de ouro. O indiano tinha 2,2 pontos de vantagem sobre o brasileiro e só perderia a primeira colocação se ocorresse uma catástrofe.
Não aconteceu! Singh ainda pontuou melhor do que o brasileiro e conquistou a medalha de ouro com 246,4 pontos contra 243,9 pontos de Júlio Almeida, que ficou com a prata, mesmo resultado que obteve no primeiro dia da pistola de ar no Intershoot.
Nas outras participações brasileiras, Geovana Meyer, que conquistou no primeiro dia a medalha de bronze na carabina de ar júnior, terminou em 11º. nesta sexta-feira e não conseguiu avançar para a final. Já na categoria senior, Rosane Budag terminou apenas na 29ª. colocação.