Pelo Parapan-Americano de tiro com arco, Fabíola Dergovics e Thais Carvalho lideram no recurvo; Jane Karla é a 2ª no composto e a 20ª no Pan-Americano
A quarta-feira (15) foi extremamente agitada para os arqueiros brasileiros que competiram nas qualificatórias do Pan-Americano e do Parapan-Americano de tiro com arco, que está sendo realizado em Medellín, na Colômbia. Destaques para a dobradinha brasileira com Fabíola Dergovics e Thais Carvalho no arco recurvo do torneio paralímpico, e para Jane Karla, atleta paralímpica do arco composto que faz parte das duas seleções, a olímpica e a paralímpica.
+ CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DAS QUALIFICATÓRIAS
Na competição paralímpica, Jane Karla terminou as qualificatórias na segunda posição. Já pelo torneio olímpico, a arqueira brasileira ficou na 20ª posição. Além dela, a atleta paralímpica Cecília Ilda também está competindo nas duas frentes, isso porque o arco composto foi incluído no programa olímpico do Pan-Americano, e as duas melhores arqueiras na modalidade são paralímpicas.
Parapan-Americano – arco recurvo feminino
As duas representantes brasileiras dominaram a qualificatória. Fabíola Dergovics somou 559 pontos e terminou na primeira colocação. Ela acertou 12 flechas na pontuação máxima (10), sendo que duas dessas flechas acertaram em cheio o centro do alvo. A segunda melhor qualificada foi Thais Carvalho, que somou 501 pontos, sendo sete flechadas na marca de 10 pontos e duas bem no centro do alvo.
Parapan-Americano – arco composto feminino
Com apenas seis participantes, a qualificatória teve duas brasileiras. Jane Karla somou 661 pontos e acabou na segunda colocação. A canadense Karen van Nest somou 664, apenas três pontos à frente da brasileira. Já Cecília somou 540 pontos e terminou na sexta colocação.
Pan-Americano – arco composto feminino
Pelas qualificatórias após 72 flechas, Jane somou 661 pontos de 720 possíveis. Ela acertou 34 flechas na marca de 10 pontos, sendo que 10 acertaram em cheio o centro do alvo. Com o seu desempenho, a brasileira ficou na 20ª colocação entre 32 competidoras.
Por sua vez, Cecília Ilda somou 540 pontos e terminou a qualificatória na última colocação (32ª.)
Parapan-Americano – arco composto masculino
Três representantes brasileiros competiram na prova. Andrey de Castro foi o melhor na qualificatória e terminou na quinta colocação. João SIlva foi o nono e Alair da Rocha o 10º.
Parapan-Americano – arco recurvo masculino
Heriberto Roca foi o quarto melhor na qualificatória e somou 582 pontos. Diogo de Souza foi o sexto e Luciano Rezende o sétimo.
Pan-Americano – arco composto masculino
Quatro brasileiros competiram na qualificatória. Roberval dos Santos foi o melhor entre eles, terminando com 700 pontos, na 10ª posição. Marcelo Jr. foi o 17º, Thiago Pereira o 18º e Luccas Abreu o 22º.