Seis campeões individuais do Brasileiro de Tiro com Arco Paralímpico saíram nesta quinta-feira (31). Heriberto Roca e Fabiola Dergovics levaram no Recurvo, Helena de Moraes e Reinaldo Ferreira no Composto, Helcio Perilo ficou com a taça no W1 masculino e Emmanuel Sued no Barebow masculino. A competição está sendo sendo realizada no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e termina nesta sexta-feira (1º) com os torneios de duplas.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Heriberto Roca, representante do Brasil na modalidade nos Jogos de Tóquio, dominou completamente o torneio de arco recurvo. Foi o melhor no ranqueamento com folgas e, no mata-mata, só foi ameaçado na final. Cabeça de chave número um, ele começou a fase eliminatória pelas oitavas de final e passou por ela, pelas quartas e pela semifinal com três vitórias seguidas por 6 a 0. Primeiro sobre Anderson Malaquias da Conceição e depois por Jose Roberto da Silva e Gabriel Veras.
A final foi contra Thiago Pereira da Silva, o segundo melhor ranqueado, e a vitória foi por 6 a 4 de virada. Heriberto perdeu os dois primeiros games, 27/26 e 27/25, e ganhou os demais com 27/20, 28/25 e 24/23. Nelson Santos Silva ficou com a medalha de bronze ao bater Gabriel Veras por 6 a 4, também de virada, com parciais de 18/22, 21/18, 16/18, 21/15 e 21/12.
- Lara fecha a rede e Fluminense vence Osasco em duelo direto
- Maringá x Minas – Superliga: saiba onde assistir ao vivo
- Minas x Brasília – Semifinal da Copa Super 8: onde assistir
- Barueri x Praia – Superliga: saiba onde assistir ao vivo
- Boscardin analisa desempenho: “tentar olhar pelo lado positivo”
Fabiola Dergovics
No Recurvo feminino, Fabiola Dergovics entrou direto pela semifinal. Dona do melhor desempenho no ranqueamento, começou o mata-mata como primeira cabeça de chave. Assim, venceu duas rivais para se consagrar. Primeiro fez 6 a 0 em Idiane Costa e depois 6 a 2 em Lindiara Weischung. Tércia Figueiredo ficou com o bronze ao derrotar Idiane Costa por 6 a 4.
Helena e Reinaldo campeões
No Composto feminino, Helena de Moraes também entrou no mata-mata como primeira cabeça de chave e, portanto, direto pela semifinal. Lá, derrotou Verônica Valente por 135 a 121. Na final, fez 135 a 110 em Aparecida Helba. O bronze foi para Vilma Miranda, ela derrotou Verônica Valente por 124 a 120.
No masculino, Reinaldo Ferreira bateu Andrey de Castro na final por 143 a 135. Para chegar lá, derrotou Júlio César de Santana por 139 a 53 na primeira rodada, depois aplicou 142 a 134 em Rodrigo Vieira e, na semifinal, bateu o primeiro cabeça de chave, Diogo Santos, por 140 a 136. Diogo ficou com o bronze após derrotar Igor Silva.
Helcio Perilo
Helcio Perilo teve o melhor ranqueamento no W1 masculino e começou a eliminatória pelas quartas de final, onde venceu Bruno Marques por 130 a 91. Na semifinal, superou Felipe Bianche no limite, 121 a 120, e na final derrotou Esdras Rocha por 131 a 128. Felipe Bianche bateu Eugênio Franco na disputa pelo terceiro lugar e ficou com o bronze do Brasileiro de tiro com arco paralímpico.
Barebow
Por fim, no Barebow masculino, modalidade que não integra o programa dos Jogos Paralímpicos, Emmanuel Sued desbancou o primeiro favorito na final. Bateu Douglas de Camargo por 6 a 0. O bronze ficou com Carlos Alexandre Santos, que bateu por 4 a 2 Roberto de Figueroa.