Siga o OTD

Tiro com Arco

Marquinhos e Ana Luiza renovam domínio no recurvo do Brasileiro

Representantes do Brasil nos Jogos de Paris, Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano renovam domínio no Nacional

Marcus D'Almeida tiro com arco Paris 2024 Jogos Olímpicos Olimpíada Kim Woojin Jogos Olímpicos Olimpíada ranqueamento brasileiro de tiro com arco
Marquinhos competindo em Paris (Wander Roberto/COB)

Os dois representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano, foram os campeões no recurvo individual masculino e feminino do Brasileiro de tiro com arco. Ana Luiza Caetano, vale dizer, sagrou-se tricampeã, e Marquinhos venceu o torneio pela 11ª vez consecutiva. A 50ª edição do Brasileiro de tiro com arco foi realizada em Salvador, na Bahia, de quarta (25) a sábado (28).

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

No torneios por equipes masculina, feminina e mista, o Disparada Brasil, clube de Marquinhos e Ana Luiza tomou conta das três competições. Além do recurvo, a única modalidade olímpica, o Brasileiro de tiro com arco conheceu os campeões nos arcos composto e barebow no individual masculino, feminino e nas equipes masculina, feminina e mista.

Ana Luiza Caetano tiro com arco paris 2024 Olimpíada Jogos Olímpicos
Ana Luiza Caetano (Miriam Jeske/COB)

Undecacampeão

Marcus D’Almeida, nono lugar em Paris-24, foi campeão em Salvador ao vencer Matheus Gomes na final por 7 a 1, com 29/28, 29/25, 28/28 e 27/26 nas parciais. Marquinhos já havia sido o primeiro colocado na fase de ranqueamento com 672 pontos. Na eliminatória, venceu Giovanni Muniz por 6 a 0 na primeira rodada, repetiu o placar contra Vitor de Assis na segunda e depois aplicou 7 a 1 em Leonardo Oliveira pelas oitavas de final. Nas quartas, bateu Marcos Bortoloto por 6 a 4 e na semifinal derrotou Jhonata dos Reis por 7 a 1. Na disputa do bronze, Jhonata perdeu para Matheus Zwick por 6 a 2.

Ana Luiza Caetano

No feminino, Ana Luiza Caetano, também nona colocada em Paris, foi a segunda da fase de ranqueamento do Brasileiro de tiro com arco. Marcou 611 pontos contra 620 de Natalie de Souza. Na final, Ana Luiza deu o troco batendo a adversária por 7 a 3, parciais de 22/26, 25/23, 27/27, 25/24 e 27/22. Para chegar na final, passou por Alice Simões por 6 a 0 na segunda rodada – não precisou competir na primeira – fez outro 6 a 0 contra Djwlyana Nascimento nas oitavas, nas quartas bateu Gabriela Braga por 6 a 4 e, na semi, aplicou 6 a 0 em Isabelle Estevez. Isabelle foi bronze após bater Graziela dos Santos por 6 a 0.

Melhor disparado

Nas três disputas por equipes do recurvo no Brasileiro de tiro com arco, o Dispara Brasil, do Rio de Janeiro, não só venceu todas como ficou com a segunda colocação no feminino e na mista. Ana Luiza Caetano, Ane Marcelle dos Santos e Natalie de Souza entraram direto nas quartas de final e venceram por 6 a 0 o Pampulha Iate Clube, de Minas. Na semi, repetiram o placar contra o LA Archery, de São Paulo, e, na final, derrotaram as companheiras de clube Isabelle Pereira, Ana Carolina Popperl e Sophia Medeiros por 5 a 4. O LA Archery, de Giovana Garcia, Catherine Miranda e Gabriela Braga, foi bronze.

Duplas mistas

Nas equipes mistas, a final também foi entre duplas do Dispara Brasil. Marcus D’Almeida e Natalie de Souza venceram Ana Luiza Caetano e Matheus Zwick por 6 a 2. As parciais foram de 36/32, 39/37, 35/36 e 36/34. O caminho para o título começou com um 6 a 0 sobre a Associação dos Arqueiros de Campinas, de São Paulo, na primeira rodada. Depois, 5 a 4 na Fundação Amazonas Sustentável e, na semifinal, 6 a 0 na outra equipe da Fundação Amazonas Sustentável. O time amazonense, com Graziela e Gustavo dos Santos, conquistou o bronze.

Masculino

No masculino do Brasileiro de tiro com arco, Marcus D’Almeida, Matheus Gomes e Matheus Zwick ficaram com o título ao vencerem na final o Pampulha Iate Clube, formado por Rodrigo Matias, Gustavo de Lima e Fábio Klier, por 6 a 2 (52/50, 53/55, 54/52 e 56/52). Na semifinal, o Disparada Brasil venceu a Associação dos Arqueiros de Campinas por 6 a 0 e, nas quartas, o Caxias Esporte Clube, do Rio Grande do Sul, pelo mesmo marcador. O bronze foi para os Arqueiros de Campinas, de Marcos Bortoloto, Felipe Tim e Higor Cobesa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Composto e Barebow

No arco composto do Brasileiro de Tiro com Arco, o pódio no individual masculino foi formado, pela ordem, por Rafael Moreira, Thiago Pereira e Jair Rodrigo da Silva. No feminino, Eiry Nisi, Gisele Meleti e Bianca Rodrigues ficaram com as três primeiras colocações, sempre pela ordem. Nas equipes masculinas, o pódio foi LA Archery, Círculo Militar de São Paulo e Associação Londrinense Tiro com Arco, do Paraná. No feminino, Arco e Flecha Bandeirantes, de São Paulo, Associação Londrinense Tiro com Arco e Círculo Militar de São Paulo. Por fim, nas equipes mistas, Dispara Brasil, Goiás Esporte Clube e Círculo Militar de São Paulo.

O barebow teve Rafael Dias, Paulo Henrique Merlino e Michel Gasparotto no masculino, e Stifani Jacobi, Carla Bicalho e Adriana Magro no feminino. Nas equipes, Pampulha Iate Clube, Escola de Arquearia Zeferina, da Bahia, e Caxias Esporte Clube no masculino. No feminino, Pampulha Iate Clube, Associação dos Arqueiros de Campinas e Asas Clube de Tiro com Arco, da Bahia. Nas equipes mistas, Fit Archer, de Santa Catarina, Clube Arqueiros de Quissamã, do Rio de Janeiro, e Pampulha Iate Clube.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Tiro com Arco