Acabou neste domingo (1/9) a participação de Eugênio Franco na classe W1 do tiro com arco dos Jogos Paralímpicos Paris-2024. O atleta cearense disputou a fase de oitavas de final da competição e teve pela frente um velho conhecido. Medalhista de ouro dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023 contra o estadunidense Jason Tabansky, o brasileiro reencontrou o adversário que venceu ano passado, porém, desta vez, o final foi diferente, com rival avançando de etapa.
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
Início ruim foi determinante
Eugênio permitiu que Tabansky construísse liderança considerável logo no princípio da disputa. Nas duas primeiras rodadas, o brasileiro acertou quatro vezes o sete no alvo e somente duas no nove, marcando 46 pontos. Por outro lado, o estadunidense foi bem mais preciso, com um dez, três noves e dois oitos, alcançando 56. O atleta cearense subiu de produção na terceira parte do confronto, no entanto, o rival continuou bem e fez um ponto a mais: 27 a 26.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A quarta etapa do embate permaneceu equilibrada, mas com Tabansky com leve superioridade: 27 a 26. Os dois atletas chegaram para a quinta e decisiva rodada com o estadunidense ganhando por nove pontos: 107 a 98. Com esse cenário praticamente irreversível, Eugênio voltou a ter uma queda de performance com disparos no nove, oito e sete, um em cada um deles, somando 24. Confiante, o rival continental alcançou pontuação máxima (30) e fechou a disputa em 137 a 122.
Trajetória em Paris-2024
Eugênio iniciou sua campanha na classe W1 do tiro com arco dos Jogos Paralímpicos Paris-2024 na fase de ranqueamento, realizada na última quinta-feira (29). Na ocasião, o brasileiro ficou com a 11ª posição entre os 13 atletas que competiram. Ele somou 627 com uma participação bastante homogênea. Logo em seu primeiro disparo, o cearense acertou o dez no alvo. No primeiro tempo foram sete flechadas com pontuação máxima e 317 pontos. Já no segundo, ele fez mais 310, com mais três miras certeiras.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP