Siga o OTD

Paris 2024

Apesar de triste, Jane Karla promete não desistir do sonho

Derrotada nas quartas de final, Jane Karla promete que vai seguir na luta em busca do sonho de ganhar uma medalha nos Jogos Paralímpicos

Jane Karla foi eliminada nas quartas de final do tiro com arco nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024
Ana Patrícia/CPB

A derrota para Jodie Grinham nas quartas de final do tiro com arco dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 foi difícil de digerir. Jane Karla tinha acabo de eliminar nas oitavas a chinesa Zhou Jiamin, campeã da Rio-2016, e teve pela frente uma adversária para quem nunca havia perdido antes. E aconteceu pela primeira vez. Num confronto muito equilibrado, a britânica venceu por 143 a 141 e tirou as chances da brasileira brigar por medalha no arco composto feminino. Apesar da decepção pelo resultado e da tristeza, ela promete não desistir do sonho de subir no pódio paralímpico.

+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

“Tava tudo tão perfeito, tava sentindo muito bem. São detalhes… Eu sei que eu tava muito preparada, mas ainda não é minha vez”, lamentou a arqueira, que interrompeu diversas vezes a entrevista para chorar. Ao recuperar o fôlego, prometeu: “Eu vou continuar na luta. Parece que o universo fala assim: ‘Você vai ficar mais tempo porque você tem muita coisa para fazer nesse esporte’. Acho que o universo tá pensando que se eu pegar a medalha, eu vou parar. Mas eu não vou não. Eu quero pegar a medalha e fazer mais”, diz a atleta de 49 anos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apesar da derrota nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Jane Karla sente que está no melhor momento da carreira. Ano passado, ela conquistou três medalhas, uma de prata e duas de bronze, no Mundial e, no começo de 2024, foi campeã pan-americana.

“Eu sinto que estou crescendo a cada competição. Esse Mundial me deu um ‘up’, mostrou que eu posso. Por que você já viu, né? É duro sempre bater na trave. Então, eu sinto que estou mais madura no esporte. Claro que tem bastante tempo ainda, mas a próxima Paralimpíada pode ser medalha para a gente”, acredita a atleta, que ainda vai competir na segunda-feira na disputa por equipes ao lado de Reinaldo Charão.

Sozinha em Portugal

Jane Karla segue vivendo em Portugal, onde treina com seu marido, o alemão Joachim Gogel. Mas ela sente falta de um maior apoio da Confederação Brasileira de Tiro com Arco. “Continuo treinando em casa, sozinha. Eu e mais ninguém. Então, eu tenho que ficar feliz porque eu vejo equipes grandes que se preparam muito como a da Grã-Bretanha. As atletas deles estão crescendo bastante. Então, eu sinto falta desse trabalho para crescer em algumas coisas”, afirma.

A atleta revelou que na reta final da preparação para os Jogos de Paris-2024, ela tentou utilizar a estrutura do CT Paralímpico, em São Paulo, mas não deu certo. “Eu pensei que eles iam conseguir para eu ficar um período lá até chegar à Paralimpíada. Ia ser muito bacana porque eu teria tudo lá: preparação física, parte psicológica, fisioterapia, mas não conseguiram. E aí eu fiz o que deu, né?”.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paris 2024