Jane Karla deu um grande passo na luta pela medalha dos Jogos Paralímpicos do tiro com arco. Nas oitavas de final do arco composto open, a brasileira derrotou a chinesa Zhou Jiamin, medalha de ouro nos Jogos do Rio-2016 e campeã mundial em 2017. Nas quartas, ela vai enfrentar a vencedora do confronto entre a polonesa Kseniya Markitantova e a britânica Jodie Grinham.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Com duas flechas contra uma de Jane Karla na primeira rodada, Zhou Jiamin começou na frente, vencendo por 29 a 27. A brasileira reagiu em seguida, acertou duas vezes o centro do alvo e marcou 28 pontos, um a mais do que a rival, que, no entanto, se manteve a frente por um ponto: 56 a 55.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na terceira rodada, as duas competidoras elevaram o nível. Enquanto Jane Karla fez 28 pontos, Zhou Jiamin fez 29 e abriu dois de vantagem, 85 a 83. Mas na terceira parcial, a brasileira se manteve firme, enquanto a adversária caiu de produção. Foram 28 pontos para Jane contra 23 da chinesa, fazendo com que a arqueira de Aparecida de Goiânia assumisse a liderança do duelo por 111 a 108.
Na rodada decisiva, Zhou Jiamin marcou 28 pontos, mesma pontuação obtida por Jane Karla. Assim, a brasileira venceu por 139 a 136 e se classificou para as quartas de final.
Segunda vitória
É a segunda vez na carreira que Jane Karla consegue a vitória sobre Zhou Jiamin. Em 2019, no Mundial disputado em ’s-Hertogenbosch, na Holanda, a chinesa era a dona do título mundial e paralímpico, mas caiu diante da brasileira nas oitavas de final por 143 a 141. Naquela oportunidade, entretanto, Jane não conseguiu passar das quartas de final.
Atualmente, Jane Karla vive um dos melhores momentos da carreira. Campeã pan-americano em 2024, ela ganhou três medalhas no Mundial do ano passado, uma de prata e duas de bronze.
Nesta edição de Jogos Paralímpicos, ficou em quinto lugar na fase de ranqueamento ao fazer sua melhor marca na temporada com 691 pontos. Depois disso, passou por Agustina Bantiloc, de Filipinas, nas oitavas por 143 a 127 antes de enfrentar Zhou Jiamin nas quartas.