Paris – A brasileira Ana Luiza Caetano avançou para as oitavas de final do tiro com arco dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ela venceu os dois confrontos que fez nesta terça-feira (30) na Esplanade des Invalides, capital francesa, válidos pela primeira e segunda rodadas da chave eliminatória de simples. Primeiro bateu a eslovena Zana Pintaric por 6 a 2 e depois a malaia Syaqiera Mashayikh por 6 a 5.
Com o resultado, Ana Luiza Caetano já iguala a melhor colocação de um brasileiro do tiro com arco na história da Olimpíada, o nonos lugares de Ane Marcelle dos Santos, na Rio-2016, e de Marcus D’Almeida, em Tóquio-2020. A brasileira volta a competir no sábado (3) nas oitavas de final, data também das quartas, semifinais e disputas das medalhas da modalidade em Paris 2024.
Duas viradas
Ana Luiza Caetano precisou de duas viradas para se manter viva na competição. Primeiro, contra Pintaric, perdeu a primeira rodada por 29 a 26, depois venceu por 27 a 25, depois novamente 27 a 25, e 28 a 27 na quarta rodada para sacramentar a vitória. Contra Mashayikh, foram dois empates nas duas primeiras rodadas, em 27 e em 28, depois a malaia venceu por 28 a 24, novo empate em 27 na quarta rodada e vitória de Ana Luiza por 29 a 24 na quinta. Assim, a definição foi para o tiro de ouro, ou seja, uma flecha para cada uma, e a brasileira venceu por 9 a 8.
Ranqueamento da vida
No ranqueamento do tiro com arco de Paris, fase que antecede a eliminatória realizada na quinta-feira (25), Ana Luiza Caetano conseguiu o melhor resultado da vida dela em competições internacionais, somou 660 pontos e terminou na 19ª posição. O ranqueamento define o chaveamento do mata-mata com melhor ranqueada enfrentando a pior, a segunda melhor pega a segunda pior e assim por diante.
+ Siga nosso canal do WhatsApp
Duplas e Marquinhos
Ana Luiza Caetano ainda joga as duplas mistas ao lado de Marcus D’Almeida. Será na sexa-feira (2). Antes, ainda nesta terça, Marquinhos, líder do ranking mundial, entraria na linha de tiro para competir na fase eliminatória do individual masculino.