Comitê Olímpico Internacional (COI) aprova sistema de qualificação para a competição de arco e flecha.
O sistema de qualificação para a competição de arco e flecha nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foi oficialmente aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e divulgado pelo World Archery – Federação Internacional de Tiro com Arco.
O documento descreve o número de locais de cota, os eventos nos quais eles estão disponíveis e os prazos para inscrições. Haverá 128 competidores de arco e flecha – 64 homens e 64 mulheres em Tóquio 2020 – com quase metade da cota disponível no torneio de qualificação principal, o Campeonato Mundial de Tiro com Arco de 2019.
Dos 64 lugares, 59 estarão disponíveis na competição, três reservados para o país anfitrião e dois alocados através da comissão tripartida. O padrão mínimo de qualificação para homens é fixado em 640 pontos e as mulheres em 605 pontos.
Algumas mudanças foram implementadas desde a Rio 2016, após a adição do evento de equipes mistas, elevando o total total de medalhas para cinco pela primeira vez.
Confira a disponibilidade de cota de Tóquio 2020:
– 24 LUGARES ATRAVÉS DE OITO EQUIPES – COMPETIÇÃO PRINCIPAL DA EQUIPE NO CAMPEONATO MUNDIAL DE TIRO COM ARCO DE 2019
– 4 LUGARES – OS ATLETAS MAIS BEM CLASSIFICADOS NÃO SE QUALIFICARAM ATRAVÉS DE UM EVENTO DE EQUIPE EM 2019 WORLD ARCHERY CHAMPIONSHIPS
– 5 LUGARES ATRAVÉS DE CINCO EQUIPES MISTAS – COMPETIÇÃO DE EQUIPES MISTAS EM JOGOS CONTINENTAIS
– 3 LUGARES – ATLETAS MAIS BEM CLASSIFICADOS NOS JOGOS CONTINENTAIS
– 13 LUGARES – TORNEIOS CONTINENTAIS DE QUALIFICAÇÃO (4 NA EUROPA, 3 NA ÁSIA, 3 NAS AMÉRICAS, 2 NA ÁFRICA, 1 NA OCEANIA)
– 9 LUGARES ATRAVÉS DE TRÊS EQUIPES – COMPETIÇÃO DE EQUIPE ELEGÍVEL NO TORNEIO DE QUALIFICAÇÃO FINAL *
– 1 LUGAR – ATLETAS ELEGÍVEIS NO TORNEIO FINAL DE QUALIFICAÇÃO *
* Os procedimentos de realocação podem reatribuir cota adicional para o torneio de qualificação final.