Siga o OTD

Tiro com Arco

Equipe feminina vai disputar o bronze no Pan-Americano

Time com Ana Machado, Graziela Paulino e Ana Caetano perdeu para o México na semi e vai duelar contra a Colômbia

Ana Clara Machado integra a equipe brasileira no Pan-Americano de tiro com arco
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

O Brasil vai disputar o bronze no torneio por equipes femininas do arco recurvo no Pan-Americano de tiro com arco. O time formado por Ana Clara Machado, Graziela Paulino e Ana Luiza Caetano chegou a vencer um confronto nesta quinta-feira (11), em Medellín, na Colômbia, mas perdeu para o México na semifinal. A briga pela medalha acontecerá no domingo (14). Já a equipe masculina, liderada por Marcus D’Almeida, caiu nas quartas de final.

Sem contar com a participação de Ane Marcelle, que participou de duas Olimpíadas, o Brasil foi o segundo colocado na fase de ranqueamento, disputada um dia antes. Por isso, ficou de bye na primeira rodada e entrou de forma direta nas quartas de final, onde derrotou Cuba por 6 a 2 (53/51, 56/49, 49/52 e 53/50). Em seguida, na semifinal, acabou derrotado pelo forte México por 5 a 1 (57/50, 55/55 e 55/52).

Com isso, o Brasil foi encaminhado à disputa de terceiro lugar, onde enfrentará a anfitriã Colômbia. O duelo pela medalha acontecerá no domingo (14), às 12h02 (horário de Brasília). Vale destacar que o Pan-Americano de tiro com arco dá uma vaga olímpica para Paris-2024 na disputa por equipes. Tanto o feminino quanto o masculino já não têm chances de lutar por essa classificação, uma vez que não chegaram na final.

Por falar nos rapazes, o time formado por Marcus D’Almeida, Mateus Almeida e Matheus Ely não avançou à disputa por medalhas do Pan. A equipe iniciou sua participação no mata-mata nas oitavas de final vencendo a Jamaica por 5 a 1 (51/51, 56/42 e 55/37). Nas quartas, porém, perdeu para a Colômbia por 6 a 2 (57/54, 57/56, 51/54 e 55/54). Ainda haverá duas chances de classificação: no Pré-Olímpico Final, que ocorrerá em junho, ou através do ranking mundial.

Cabe ressaltar que o Brasil já tem duas vagas olímpicas individuais asseguradas no tiro com arco, uma no masculino e outra no feminino. Marcus D’Almeida obteve uma cota ao ser medalhista de bronze no Mundial do ano passado, enquanto Ana Machado garantiu vaga ao conquistar a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Disputas individuais do composto

Além das provas por equipes do recurvo, o Pan-Americano de tiro com arco também teve as disputas individuais do arco composto nesta quinta-feira. Líder do ranqueamento na véspera, Luccas Abreu entrou de forma direta na terceira rodada, onde venceu o chileno Juan Vargas por 148 a 146, mas perdeu nas oitavas para o guatemalteco José Del Cid, pelo mesmo placar. Rafael Kawakani, Jairo Rodrigo, Camila Harada, Larissa Ferrari e Marianna Chaves caíram na fase de 16 avos.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tiro com Arco