O Brasil vai disputar o bronze no torneio por equipes femininas do arco recurvo no Pan-Americano de tiro com arco. O time formado por Ana Clara Machado, Graziela Paulino e Ana Luiza Caetano chegou a vencer um confronto nesta quinta-feira (11), em Medellín, na Colômbia, mas perdeu para o México na semifinal. A briga pela medalha acontecerá no domingo (14). Já a equipe masculina, liderada por Marcus D’Almeida, caiu nas quartas de final.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Sem contar com a participação de Ane Marcelle, que participou de duas Olimpíadas, o Brasil foi o segundo colocado na fase de ranqueamento, disputada um dia antes. Por isso, ficou de bye na primeira rodada e entrou de forma direta nas quartas de final, onde derrotou Cuba por 6 a 2 (53/51, 56/49, 49/52 e 53/50). Em seguida, na semifinal, acabou derrotado pelo forte México por 5 a 1 (57/50, 55/55 e 55/52).
Com isso, o Brasil foi encaminhado à disputa de terceiro lugar, onde enfrentará a anfitriã Colômbia. O duelo pela medalha acontecerá no domingo (14), às 12h02 (horário de Brasília). Vale destacar que o Pan-Americano de tiro com arco dá uma vaga olímpica para Paris-2024 na disputa por equipes. Tanto o feminino quanto o masculino já não têm chances de lutar por essa classificação, uma vez que não chegaram na final.
Por falar nos rapazes, o time formado por Marcus D’Almeida, Mateus Almeida e Matheus Ely não avançou à disputa por medalhas do Pan. A equipe iniciou sua participação no mata-mata nas oitavas de final vencendo a Jamaica por 5 a 1 (51/51, 56/42 e 55/37). Nas quartas, porém, perdeu para a Colômbia por 6 a 2 (57/54, 57/56, 51/54 e 55/54). Ainda haverá duas chances de classificação: no Pré-Olímpico Final, que ocorrerá em junho, ou através do ranking mundial.
Cabe ressaltar que o Brasil já tem duas vagas olímpicas individuais asseguradas no tiro com arco, uma no masculino e outra no feminino. Marcus D’Almeida obteve uma cota ao ser medalhista de bronze no Mundial do ano passado, enquanto Ana Machado garantiu vaga ao conquistar a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.
Disputas individuais do composto
Além das provas por equipes do recurvo, o Pan-Americano de tiro com arco também teve as disputas individuais do arco composto nesta quinta-feira. Líder do ranqueamento na véspera, Luccas Abreu entrou de forma direta na terceira rodada, onde venceu o chileno Juan Vargas por 148 a 146, mas perdeu nas oitavas para o guatemalteco José Del Cid, pelo mesmo placar. Rafael Kawakani, Jairo Rodrigo, Camila Harada, Larissa Ferrari e Marianna Chaves caíram na fase de 16 avos.