8 5
Siga o OTD

Tiro com Arco

Brasileiras avançam no recurvo feminino do Pan-Americano

Ana Luiza Caetano, Ana Machado, Graziela Santos e Sarah Nikitin estão na 2ª rodada do Pan de tiro com arco. Equipe se garante nas quartas

Ana Luiza Caetano tiro com arco recurvo arco recurvo Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022 medalha de ouro
Ana Luiza Caetano (Wander Roberto/COB)

O recurvo feminino do Brasil vai contar com quatro atletas na segunda rodada do Campeonato Pan-Americano de tiro com arco. Nesta quarta-feira (10), Ana Luiza Caetano, Ana Machado, Graziela Santos e Sarah Nikitin começaram bem a competição individual. Na disputa por equipes, elas se garantiram direto às quartas. Porém, a dupla mista do composto se despediu na mesma fase.  

Na fase de ranqueamento, o três brasileiras terminaram no top-16 e se garantiram direto na segunda rodada do torneio. Ana Luiza Machado fez a melhor campanha e terminou na terceira posição com 652 pontos. Três posições abaixo, ficou Graziela Santos em 6º lugar com 648 pontos. Ana Machado fez 628 pontos e fechou em 13º lugar. 

Sarah Nikitin somou 623 pontos e fechou na 17ª posição. Por isso, precisou disputar a primeira rodada eliminatória ainda nesta quarta-feira. Entretanto, ela teve muitos problemas para fazer 3 sets a 0  contra a jamaicana Semoia Tingle e também se classificar para a próxima fase. 

Duelos na 2ª rodada

Na segunda rodada do arco recurvo do Pan-Americano, Sarah terá pela frente a colombiana Maria Sepulveda. Ana Machado vai encarar a equatoriana Adriana Espinoza, enquanto Ana Caetano tem pela frente a jamaicana Emma Russ. já Graziela duela contra a peruana Alexandra Zavala.

Disputa por equipes

Nesta quarta-feira, a equipe feminina do arco recurvo foi formada por Ana Luiza Caetano, Ana Machado e Graziela Santos. O trio brasileiro começou o dia terminando com a segunda melhor campanha na fase de ranqueamento. Ao todo, as brasileiras somaram 1928 pontos, ficando atrás apenas da equipe dos Estados Unidos, que fez 1965 pontos. Com isso, as brasileiras avançaram direto às quartas e agora aguardam as vencedoras duelo entre Cuba e El Salvador para saber quem vai enfrentar por uma vaga na semifinal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por outro lado, Luccas Abreu e Mariana Chaves já se despediram nas duplas mista do arco composto. Eles terminaram a fase de ranqueamento em 5º lugar com 1390 pontos, venceram as Bahamas nas oitavas por 146 a 141, mas caíram nas quartas de final para o Porto Rico por 147 a 156.

Vaga em Paris

O Brasil entrou no Pan-Americano de tiro com arco lutando apenas por vagas olímpicas nas equipes masculinas e femininas do recurvo. Isto porque o país já soma dois classificados para os Jogos Olímpicos em provas individuais. Marcus D’Almeida foi o primeiro a garantir a vaga com a medalha de bronze no Campeonato Mundial do ano passado. A segunda veio com Ana Machado avançando às semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. 

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Tiro com Arco