8 5
Siga o OTD

Tiro com Arco

Equipes faturam 12 medalhas no Sul-Americano e no WRE

No Sul-Americano e no World Ranking Event de tiro com arco, o Brasil conquistou medalhas de ouro ou prata em todas as categorias por equipes

Marcus D'Almeida participa do The Vegas Shoot
Marcus D'Almeida faturou dois ouros e uma prata (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

As primeiras medalhas começaram a ser conquistadas no Campeonato Sul-Americano de tiro com arco e do World Ranking Event (WRE). Nesta quarta-feira (27), aconteceram as finais por equipes do arco recurvo e composto de ambas as competições. Nas disputas masculina, feminina e mista, o Brasil subiu ao pódio com ouro ou prata. 

Sul-Americano

O dia começou com as definições de medalhas do torneio Sul-Americano de tiro com arco. Nas disputas mistas, o Brasil conquistou o ouro no recurvo, enquanto ficou com a prata no composto.  Nas disputas entre equipes masculinas e femininas, o país foi campeão no composto e vice no recurvo de ambos os naipes.

No recurvo misto, Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano não tomaram conhecimento da dupla do Chile e passaram sem perder nenhum set: 6 a 0. Na final, fizeram o clássico sul-americano contra a Argentina e faturaram a medalha com 5 a 3 no placar. 

Larissa Oliveira e Lucas Abreu representaram o país na disputa do composto misto. Eles começaram vencendo o Panamá na semifinal por 151 a 146. Enfrentando o Peru na decisão, a dupla acabou superada por apenas 3 pontos e ficou com a medalha de prata, 155 a 158.

Equipes masculina e feminina do Sula

Luccas Abreu, Jairo da Silva e José Cláudio Lousada conquistaram a medalha de ouro da disputa do composto por equipes ao derrotarem o time do Chile por 232 a 227. Larissa Oliveira, Marianna Chaves e Camila Harada também se sagraram campeãs na prova feminina vencendo o Panamá por 225 a 219. 

Sarah Nikitin, Graziela Santos e Ana Luiza Caetano ficaram com a prata do recurvo feminino após perderem a final para Colômbia por 6 a 0. Já o trio masculino formado por Matheus Ely, Marcus D’Almeida e Mateus Carvalho perdeu a decisão para o Chile por 5 a 1 e também terminou com o vice-campeonato.

Campeões do WRE

A parte da tarde foi dedicada à disputa por medalhas do WRE, evento que vale pontos no ranking mundial e contou com a adição das equipes de El Salvador e Cuba. No arco recurvo, o Brasil conquistou a medalha de ouro no masculino derrotando Chile na semifinal por 6 a 0 e, seguida, fazendo o mesmo placar contra os cubanos na decisão. No feminino, a equipe acabou com a prata após derrota para Colômbia por 6 a 0. Antes, na semifinal, elas haviam passado pelas chilenas por 6 a 2.

No composto, o time masculino ficou com a prata após perder a final para El Salvador por 236 a 233. Mesma coisa com a equipe feminina, que também teve as salvadorenhas como algozes na final: 233 a 219. Na semifinal, os homens haviam derrotado o Chile por 232 a 230, enquanto as mulheres bateram o Panamá por 224 a 205.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No recurvo misto, o Brasil se sagrou campeão ao derrotar o Chile na semifinal por 6 a 0 e repetir o placar contra a Colômbia na decisão. Já no composto, o país ganhou do Peru por 156 a 150 na semi e depois bateu o El Salvador na final por 156 a 154.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Tiro com Arco