Começou a oitava edição do Fazza Para Archery World Ranking Tournament, que pode trazer mais três vagas a brasileiros nos Jogos Paralímpicos. Neste domingo (3), em Dubai, foi dia de ranqueamemto e das primeiras disputas nos playoffs para o tiro com arco recurvo no masculino e no composto feminino. Assim, seis paratletas nacionais competiram no primeiro dia, afiando a pontaria e mirando em Paris.
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
- Brasil classifica mais seis para semifinais do Pan-Americano
Os primeiros brasileiros que competiram foram Heriberto Roca e Luciano Rezende no ranqueamento do recurvo. Acertaram 592 e 536 pontos, ficando com a 19ª e 46ª colocações, respectivamente. No entanto, para infelicidade dos brasileiros, os dois paratletas caíram na mesma chave da primeira rodada dos playoffs. Então, Heriberto superou o companheiro com 6 pontos a 2, vencendo três sequências de flechadas, de virada, contra uma de Luciano. Desse modo, Heriberto será o único dos brasileiros na segunda eliminatória. Medirá forças contra Gholamreza Rahimi, do Irã.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Em seguida, mais dois brasileiros dispararam suas flechas no W1, Eugenio Franco e Helcio Perilo, que fizeram 603 e 601 pontos, com as 13ª e 14ª colocações, respectivamente. Dessa vez, os dois brasileiros avançaram às oitavas de final. Primeiramente, Eugenio venceu o francês Damien Letulle por 128 a 116 e terá o húngaro Tamás Gáspár pelo caminho. Enquanto Helcio superou Nyrshat Toleukassym, do Cazaquistão, por 127 a 121 e enfrentará o turco Yigit Aydin.
Composto
Por fim, no composto feminino, foi a vez de mais duas brasileiras, Jane Karla e Helena de Moraes. Dessa maneira, acertaram 677 e 648 pontos no ranqueamento e ficaram com a 3ª e 17ª posições, respectivamente. Jane é a atual recordista de pontos nas Américas e, por ter conquistado uma das primeiras colocações, tornou-se cabeça-de-chave no torneio.
Logo, não precisou disputar a primeira eliminatória e terá a colombiana Yasneide Acosta pela frente. Por outro lado, a paratleta Helena passou de bye na primeira rodada e enfrentará a indiana Sarita por um lugar nas oitavas de final da competição.