Histórico! De forma inédita, o brasileiro Marcus D’Almeida derrotou adversário sul-coreano e conquistou o título da final da Copa do Mundo de tiro com arco, no México, pela primeira vez na carreira. Antes, ele havia terminado com a prata em 2014, na cidade de Lausanne, na Suíça.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Número um do mundo, Marcus iniciou sua campanha vencendo o moldavo Dan Olaru por 6 a 2 nas quartas de final. Depois, ele encarou o italiano Mauro Nespoli, prata nas Olimpíadas de Tóquio. Na primeira rodada, o brasileiro teve um ótimo aproveitamento e triunfou pelo placar de 29 a 27. Após um empate no set seguinte, o atleta da Itália reagiu e empatou o duelo em 3 a 3. Na sequência, uma vitória para cada lado e 5 a 5 no marcador. Assim, a disputa foi decidida no shoot-off, onde D’Almeida levou a melhor e avançou à decisão da final da Copa do Mundo.
- Rayssa Leal lidera a bateria e avança para a final da SLS Tóquio
- Wiggins marca 30 e os Warriors vencem Pelicans
- Superliga: Brasília emplaca 3ª vitória seguida; Fla perde de novo
- ‘Edsons’ ficam em 8º lugar no Pan-Americano de bobsled
- Arthur/Adrielson e Talita/Taiana vão às semis no Rio de Janeiro
Decisão contra o sul-coreano
Na grande final da competição, Marcus D’Almeida enfrentou o sul-coreano Lee Woo-seok, adversário que o venceu nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014. O confronto iniciou com o atirador brasileiro levando vantagem e vencendo a primeira rodada por 29 a 28. Logo depois, Marcus finalizou um set com três notas 10 e abriu 4 a 0 no placar. Porém, o atleta da Coreia do Sul conseguiu elevar o seu desempenho e chegou ao empate nas duas etapas seguintes.
Campeão MARCUS! 🇧🇷🏆🇧🇷
— World Archery (@worldarchery) September 11, 2023
World number 1 is the new 2023 Hyundai #Archery World Cup champion.#ArcheryWorldCup @timebrasil pic.twitter.com/VvO6JZxlzi
No entanto, com um tiro de pontuação máxima na última tentativa, D’Almeida derrotou o adversário e se sagrou campeão da final da Copa do Mundo de tiro com arco. Completando o pódio do evento, Mauro Nespoli, da Itália, derrotou o indiano Dhiraj Bommadevara por 6 a 5 e ficou com o bronze. Além do título, o brasileiro levou a premiação de 30 mil francos suíços, equivalente à 167 mil reais. O torneio foi o último de uma série de cinco campeonatos realizados ao longo da temporada de 2023.
Resultado histórico
Esta é a primeira vez que o Brasil tem um atleta vencendo a etapa final da Copa do Mundo de tiro com arco. Marcus D’Almeida atualmente é o líder do ranking mundial. Além desse título, ele acumula outras conquistas importantes em seu currículo, como a prata no Mundial de 2021 e o bronze no Mundial deste ano, o título na Copa do Mundo de Paris do ano passado.
O carioca, que tem 25 anos de idade, chegou nas oitavas de final na Olimpíada de Tóquio-2020, igualando, assim, o melhor resultado do Brasil no tiro com arco. Por ter medalhado no Mundial deste ano, Marquinhos já garantiu uma vaga para Paris-2024 e a tendência é que ele chegue como um dos favoritos ao pódio no ano que vem.