A brasileira Jane Karla Gogel iniciou sua participação no Mundial de tiro com arco paralímpico, em Pilsen, na República Tcheca, nesta terça-feira (18). Ela foi a terceira melhor atleta da fase de ranqueamento do arco composto feminino, com 690 pontos, e se colocou em boa posição para o mata-mata. Helena Moraes (31ª) e Reinaldo Vagner Ferreira (26º) também seguem vivos, enquanto Diogo de Souza (55º) foi eliminado.
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
Atualmente na vice-liderança do ranking mundial do composto open, Jane Karla anotou 690 pontos e ficou em terceiro lugar na fase de ranqueamento. Assim, se garantiu de forma direta na segunda fase do mata-mata, onde enfrentará a espanhola Carmen Rubio. A adversária foi a 30ª colocada da fase inicial e precisou passar pela polonesa Dorota Dudka (35ª) já na estreia do mata-mata.
Quem também já entrou em ação pela fase de combates foi a brasileira Helena Nunes de Moraes. Ela ficou em 31º lugar no ranqueamento, com 630 pontos, e encarou a taiwanesa Lee Yun-hsien em uma disputa emocionante. Após placar de 130 a 130, a brasileira acertou o 10 na flecha desempate contra 9 da adversária e avançou. Na próxima fase, ela enfrentará a turca Oznur Cure, que foi a segunda colocada do ranqueamento na quinta-feira (20).
Outros dois brasileiros também entraram em ação pelo composto open masculino. Reinaldo Vagner Ferreira foi o 25º do ranqueamento, com 680 pontos, e se garantiu de forma direta na segunda fase do mata-mata, onde enfrentará o tcheco Leos Bartos (39º). Por outro lado, Diogo de Souza, que iniciou a competição em 55º lugar, com 659 pontos, precisou disputar a primeira rodada e perdeu para o cazaque Abdygani Aikynbayev (58º) por 132 a 128.
Recordes mundiais
Além da presença dos brasileiros, os destaques do dia no Mundial de tiro com arco paralímpico foram as quebras dos recordes mundiais do composto open. Entre as mulheres, a indiana Sarita marcou 697 pontos, um a mais do que a britânica Phoebe Paterson havia feito em abril. Entre os homens, o chinês Ai Xinliang anotou 709 pontos, dois a mais do que o italiano Alberto Simonelli (2019).