Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jane Karla fica em 3º lugar na fase de ranqueamento do Mundial

Com 690 pontos, brasileira foi a terceira melhor da fase inicial e vai começar na segunda rodada do mata-mata no Mundial

Jane Karla no Mundial de tiro com arco paralímpico (Matsui Mikihito/CPB)
(Foto: Matsui Mikihito/CPB)

A brasileira Jane Karla Gogel iniciou sua participação no Mundial de tiro com arco paralímpico, em Pilsen, na República Tcheca, nesta terça-feira (18). Ela foi a terceira melhor atleta da fase de ranqueamento do arco composto feminino, com 690 pontos, e se colocou em boa posição para o mata-mata. Helena Moraes (31ª) e Reinaldo Vagner Ferreira (26º) também seguem vivos, enquanto Diogo de Souza (55º) foi eliminado.

Atualmente na vice-liderança do ranking mundial do composto open, Jane Karla anotou 690 pontos e ficou em terceiro lugar na fase de ranqueamento. Assim, se garantiu de forma direta na segunda fase do mata-mata, onde enfrentará a espanhola Carmen Rubio. A adversária foi a 30ª colocada da fase inicial e precisou passar pela polonesa Dorota Dudka (35ª) já na estreia do mata-mata.

Quem também já entrou em ação pela fase de combates foi a brasileira Helena Nunes de Moraes. Ela ficou em 31º lugar no ranqueamento, com 630 pontos, e encarou a taiwanesa Lee Yun-hsien em uma disputa emocionante. Após placar de 130 a 130, a brasileira acertou o 10 na flecha desempate contra 9 da adversária e avançou. Na próxima fase, ela enfrentará a turca Oznur Cure, que foi a segunda colocada do ranqueamento na quinta-feira (20).

Outros dois brasileiros também entraram em ação pelo composto open masculino. Reinaldo Vagner Ferreira foi o 25º do ranqueamento, com 680 pontos, e se garantiu de forma direta na segunda fase do mata-mata, onde enfrentará o tcheco Leos Bartos (39º). Por outro lado, Diogo de Souza, que iniciou a competição em 55º lugar, com 659 pontos, precisou disputar a primeira rodada e perdeu para o cazaque Abdygani Aikynbayev (58º) por 132 a 128.

Recordes mundiais

Além da presença dos brasileiros, os destaques do dia no Mundial de tiro com arco paralímpico foram as quebras dos recordes mundiais do composto open. Entre as mulheres, a indiana Sarita marcou 697 pontos, um a mais do que a britânica Phoebe Paterson havia feito em abril. Entre os homens, o chinês Ai Xinliang anotou 709 pontos, dois a mais do que o italiano Alberto Simonelli (2019).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia