O Brasil tem oito vagas garantidas no tiro com arco para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. O país já havia assegurado uma cota individuais, com o título de Ane Marcelle dos Santos no recurvo feminino dos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022, e ganhou mais sete com a disputa do Campeonato Pan-Americano da modalidade, que está acontecendo nesta semana.
+ Marcus e Ane na final do Pan-Americano de tiro com arco
Os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 serão um dos caminhos para garantir vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Por isso, garantir presença no evento continental é de extrema importância para os brasileiros. As vagas para o Pan-2023 começaram a ser distribuídas no último mês, com os Jogos Sul-Americanos. Por lá, o campeão de cada prova garantiu vaga.
Foi por este método que Ane Marcelle dos Santos carimbou seu passaporte para Santiago, após uma campanha impecável, tendo vencido a colombiana Valentina Contreras na final. Outros dois brasileiros chegaram em decisões, mas acabaram derrotados: Marcus Vinicius D’Almeida (recurvo) e Roberval dos Santos (composto).
Vagas no Campeonato Pan-Americano
O segundo método de qualificação para Santiago 2023 aconteceu nesta semana, com a disputa do Campeonato Pan-Americano de tiro com arco, também na capital chilena. Neste evento, os cinco melhores países na disputa por equipes de cada um dos eventos conseguiram classificação.
O Brasil ficou no top-5 do Campeonato em três das quatro modalidades presentes nos Jogos Pan-Americanos, e assim, assegurou vagas em cada uma das provas no evento do ano que vem: recurvo feminino (quarto lugar com Ane Marcelle, Sarah Nikitin e Ana Luiza Caetano), recurvo masculino (sexto lugar com Marcus D’Almeida, Matheus Zwick e Matheus Gomes) e composto feminino (quinto lugar com Larissa Oliveira, Eiry Cristina e Alexandra Silva). Foram três vagas nos times de recurvo e uma no composto.
O time do recurvo masculino terminou em sexto lugar após ser derrotado nas quartas de final, mas garantiu vaga porque o Chile, país-sede, terminou no top-5. Já o time do composto masculino, formado por Roberval dos Santos, Luccas Abreu e Rafael Kawakani, foi eliminado logo na primeira rodada e não chegou perto da classificação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Com a derrota na disputa por equipes, os brasileiros tiveram que disputar um torneio individual para tentar ganhar a única vaga em jogo. Rafael Kawakani chegou até a semifinal, mas acabou derrotado. Luccas caiu nas quartas, enquanto Roberval parou nas oitavas.
Assim, o arco composto masculino brasileiro não garantiu vaga no Pan. A última oportunidade para o Brasil classificar um atleta nesta prova será no Torneio Qualificatório Final, que acontecerá em junho de 2023. Três arqueiros por país poderão participar, mas apenas uma vaga estará em jogo.