O brasileiro Gustavo Mendes Araújo conquistou a medalha de ouro na classe VI (deficientes visuais) no Parapan-Americano de tiro com arco, em Santiago, no Chile, nesta sexta-feira (25). Fazendo sua primeira competição internacional, ele precisou vencer dois combates para levar o título. Eugenio Franco ainda levou um bronze no W1 e o país garantiu três finais individuais na competição.
+ Brasil leva quatro ouros por equipes Parapan-Americano de tiro com arco
Apenas quatro atletas participaram da disputa do VI no Campeonato Parapan-Americano de tiro com arco, sendo que Gustavo Araújo foi o único brasileiro. Ele foi o melhor atleta da fase de ranqueamento e sobrou nos combates. Na semi, bateu o chileno Luis Silva por 6 a 0 (19-15, 14-1, 17-3). Na final, ganhou do mexicano Misael Ruiz pelo mesmo placar (23-12, 25-16 e 14-3).
“Lutei muito para estar aqui neste momento. Foi um longo caminho e trabalhei por seis anos para chegar até hoje. Estou muito grato por vir ao meu primeiro campeonato internacional e vencer. Estamos mostrando o poder que as pessoas com deficiência visual têm de superar qualquer obstáculo”, disse o campeão após a vitória. No tiro com arco, os atletas com deficiências visuais usam miras táteis para ajudá-los a mirar no alvo e são auxiliados por guias.
A outra medalha assegurada pelo Brasil neste dia foi com Eugenio Franco, no W1. Segundo atleta da fase de ranqueamento, ele bateu o estadunidense Lucas Herro por 130 a 127 na primeira rodada e caiu na semi diante de Jason Tabansky, também dos EUA, por 128 a 115. Na disputa pela medalha, bateu o mexicano Jaime Solis por 126 a 114.
Finais
Três finais também foram garantidas no Parapan. Ainda na classe W1, Hélcio Perilo é um dos finalistas. Ele foi o melhor do ranqueamento e entrou no mata-mata de forma direta na semifinal, vencendo Jaime Solis por 126 a 123. Na final, ele terá Jason Tabansky pela frente. Vale destacar que Hélgio e Eugenio, juntos, levaram a medalha de ouro na prova por equipes.
No arco composto masculino, Diogo de Souza entrou de forma direta nas oitavas de final, por ter sido o quarto colocado do ranqueamento, e venceu o salvadorenho Ever Lemus por 139 a 131. Depois, ele bateu o costarriquenho Diego Quesada por 143 a a 140. Na semi, ganhou do colombiano Cristian Alvaran na flecha desempate, após empate em 138 a 138. Na final, o brasileiro terá pela frente o estadunidense Douglas Godfrey.
Já no arco composto feminino, Jane Karla sobrou para chegar a mais uma final na carreira. Número 1 do ranqueamento, entrou de forma diretas nas quartas e venceu a colombiana Yasneide Acosta por 142 a 135. Na semi, ganhou da norte-americana Erev King por 139 a 131. Na finalíssima, terá pela frente a chilena Mariana Zuñiga.
Outros resultados
Quem ficou no quase por uma medalha foi Heriberto Roca. Quinto no ranqueamento, ele venceu o cubano Ariel Hernandez e o guatemalteco Juan Blas Fernández, mas caiu na semifinal para o norte-americano Kevin Mather. Na disputa pelo bronze, perdeu para Eric Bennet, também dos EUA, por 6 a 4. Também no recurvo, Luciano Rezende caiu nas quartas de final, enquanto Francisco Cordeiro parou nas oitavas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Terceiro melhor atleta do ranqueamento, Reinaldo Vagner foi eliminado logo em sua estreia no arco composto, perdendo para o canadense Robert Cox. No recurvo feminino, Tércia Figueredo parou nas quartas de final sendo derrotada pela norte-americana Candice Caesar. No composto feminino, Eniluci Helene e Helena de Moraes pararam nas quartas.