Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil leva quatro ouros por equipes no Parapan de tiro com arco

Brasil fatura quatro ouros, uma prata e um bronze nas disputas por equipes do Parapan de tiro com arco

Jane Karla Parapan tiro com arco
Jane Karla faturou um ouro e um bronze na disputa por equipes (Foto: Divulgação)

O Brasil conquistou quatro medalhas de ouro na disputa por equipes do Campeonato Parapan-Americano de tiro com arco, em Santiago, no Chile, nesta quinta-feira (24). Foram duas no arco composto open, com o time formado por Jane Karla e Helena de Moraes, e o time masculino com Reinaldo Vagner Ferreira e Diogo Souza. As outras vieram no W1 masculino, com Hélcio Perilo e Eugênio Franco, e no recurvo masculino, com Luciano Rezende e Heriberto Roca. O país ainda levou uma prata e um bronze.

+ Jéssica Messali leva o bronze no Mundial de paratriatlo

Líder da fase de ranqueamento, o time masculino de arco composto entrou na disputa já na semifinal. Contra o Canadá, a equipe venceu por 146 a 134. Na final, teve um adversário muito mais duro, os Estados Unidos e conseguiu uma grande virada. O Brasil ficou atrás do placar nos três primeiros sets e conseguiu a virada no último, vencendo por uma diferença de um ponto: 151 a 150.

Apenas quatro equipes disputaram o mata-mata do torneio por equipes femininas do arco composto feminino. Segundo colocado na fase de ranqueamento, o Brasil bateu o México na semifinal por 143 a 135. Já na final, teve pela frente uma surpresa: o Chile, que derrotou os Estados Unidos na semi. Jane e Helena foram perfeitas na decisão e venceram com folga, por 147 a 124.

Quem precisou vencer apenas um combate para levar o ouro foi o time masculino da categoria W1. Hélcio Perilo e Eugênio Franco ficaram em primeiro lugar no ranqueamento e, como o torneio tem apenas três equipes, eles se garantiram de forma direta na final. Por lá, enfrentaram os Estados Unidos e foram superiores, vencendo por 143 a 133.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No recurvo masculino, Luciano Rezende e Heriberto Roca venceram o México e os Estados Unidos, ambos na flecha desempate, para ficar com o ouro. Já na disputa mista, Luciano Rezende e Tércia Figueredo perderam para os Estados Unidos, por 6 a 2. O Brasil ainda levou um bronze no Parapan de tiro com arco, com Jane Karla e Reinaldo Vagner no arco composto open.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia