O brasileiro Marcus Vinicius D’Almeida conquistou a medalha de ouro na etapa de Paris da Copa do Mundo de tiro com arco neste domingo (26). Numa campanha impecável, ele venceu sete combates, passando por três campeões olímpicos, incluindo o turco Mete Gazoz, ouro individual em Tóquio-2020. Ele ainda bateu dois atletas da Coreia do Sul, principal potência da modalidade, para chegar ao título inédito. Na final, Marquinhos derrotou Kim Je Deok na flecha desempate.
+ Brasil é 5º no revezamento misto da maratona aquática no Mundial
Marcus D’Almeida foi o 12º colocado na fase de ranqueamento. Para chegar até a fase das finais neste domingo, ele venceu cinco combates nas fases preliminares. Um deles, inclusive, foi contra o turco Mete Gazoz, que foi campeão olímpico em Tóquio-2020. Já neste domingo, ele passou por dois sul-coreanos: Oh Jin-hyek, campeão olímpico individual em Londres-2012 e por equipes em Tóquio-2020, e Kim Je Deok, ouro na equipe mista e na equipe masculina em Tóquio-2020.
Esta é a segunda medalha de Marcus Vinicius D’Almeida em uma etapa de Copa do Mundo de tiro com arco. Em 2014, quando tinha apenas 16 anos, ele faturou a prata na etapa de Lausanne, na Suíça, perdendo a final para o norte-americano Brady Ellison. Em seu currículo, o brasileiro, hoje com 24 anos, acumula pratas nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014 e no Mundial do ano passado.
Como foram os combates decisivos
Na semi contra Oh Jin-hyek, campeão olímpico de Londres-2012, Marcus venceu por 6 a 4. O primeiro set foi vencido pelo brasileiro, por 29 a 28. Já no segundo set, Oh foi impecável, conseguindo a pontuação perfeita de três 10, enquanto o brasileiro anotou 27.
Marcus se recuperou na sequência, conseguindo 28 pontos contra 27 do coreano. O quarto set também foi de Oh, vencendo por 29 a 26. A decisão ficou para o quinto e último set. Em dado momento, os dois atletas ficaram empatados em 19 a 19 e o coreano acertou um 8, enquanto o brasileiro anotou um 10.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Garantido na final, Marcus encarou Kim Je Deok, de apenas 18 anos e dono de duas medalhas de ouro olímpicas. O coreano saiu na frente com um primeiro set perfeito, fazendo 30 pontos. No segundo set, o brasileiro fez 29 pontos e contou com um 8 do sul-coreano para vencer a parcial e empatar o duelo em 2 a 2.
É ouro! 🥇
— World Archery (@worldarchery) June 26, 2022
Marcus D’Almeida é campeão da Copa do Mundo de Tiro com Arco em Paris! 🏆👏#ArcheryWorldCup pic.twitter.com/nXzcmiKLq2
O terceiro set ficou empatado em 28 a 28. Kim venceu o quarto set por 29 a 26 depois que Marcus acertou um 8 e dois 9. Já no quinto, o brasileiro voltou a casa do 10 e acertou a marca duas vezes, vencendo por 29 a 28. Com o placar em 5 a 5, a decisão ficou para a flecha desempate. O brasileiro acertou um 10 e o coreano mandou um 9, decretando a vitória para Marcus.