O Brasil chegou até as quartas de final da disputa por equipes femininas do arco composto, na etapa de Paris da Copa do Mundo de tiro com arco, nesta quarta-feira (22). O time formado por Eiry Cristina Nisi, Larissa Ferrari e Alexandra Silva acabou derrotado pela Índia por 230 a 227. O time masculino parou na primeira fase. Já no arco recurvo, Marcus Vinicius D’Almeida foi o 12º do ranqueamento e avançou no mata-mata.
+ Bia Haddad Maia vence 12º jogo seguido na grama britânica
Ranqueada como a 11ª colocada do torneio, a equipe feminina de arco composto do Brasil fez sua estreia nas oitavas de final. O time venceu os Estados Unidos por 226 a 225, de virada. O Brasil saiu atrás os dois primeiros sets, conseguiu o empate no terceiro e foi vitorioso no último.
Na sequência, a equipe brasileira fez outro duelo emocionante, agora contra a Índia. O combate permaneceu empatado até o terceiro set, quando as brasileiras foram muito mal e viram as indianas abrirem quatro pontos de vantagem. No último set, o Brasil até se recuperou, mas acabou derrotado em 230 a 227.
Já o time masculino do Brasil, que foi formado por Roberval dos Santos, Maximiliano Favoreto e Rafael Kawakani, ficou em 18º lugar entre 20 equipes na fase de ranqueamento. Assim, precisou disputar uma fase preliminar antes das oitavas de final. Contra Hong Kong, a equipe brasileira perdeu para Hong Kong por 227 a 226 e foi eliminada.
Vale destacar que o arco composto não é olímpico. A prova olímpica do tiro com arco é o recurvo. O composto é disputado apenas em Mundiais e outros eventos como os Jogos Pan-Americanos.
Recurvo
Pelo arco recurvo, que foi iniciado nesta quarta-feira, Marcus Vinicius D’Almeida foi o principal brasileiro na disputa. Atual vice-campeão mundial, ele foi o 12º colocado na fase de ranqueamento, marcando 677 pontos (37 notas dez e 16 na mosca). Já na primeira rodada do mata-mata, ele venceu o marroquino Omar El Boussouni por 6 a 0.
Seus compatriotas não tiveram um desempenho semelhante ao seu na fase de ranqueamento. O segundo melhor brasileiro na disputa foi Matheus Pacheco, em 75º com 646 pontos. No mata-mata, ele venceu o indonésio Arif Pangestu por 7 a 3 e avançou. Já Bernardo Oliveira (79º) perdeu para Alviyanto Prastyadi, da Indonésia, por 6 a 2, enquanto Gustavo Paulino (89º) caiu diante do italiano Michele Frangilli por 6 a 4.
Na próxima fase, que conta com 64 atletas, Marcus Vinicius D’Almeida enfrentará o alemão Nino Schiffhauer, 76º colocado no ranqueamento. Já Matheus Pachecovai ter uma pedreira pela frente: o holandês Rick Van der Ven (11º). A continuação do mata-mata do arco recurvo acontecerá na sexta-feira (24). As finais estão programadas para o domingo (26).
Disputa feminina
Entre as mulheres, em que apenas a fase de ranqueamento foi disputada, Ane Marcelle dos Santos foi a 40ª colocada, com 635 pontos. Ana Luiza Caetano foi a segunda melhor brasileira, ficando em 44º, com 632 pontos. Ana Machado foi a 51ª, com 628, enquanto Marina Canetta ficou em 61º, com 618. Todas elas avançaram para o mata-mata.
Ao todo, 81 atletas participaram da competição, mas apenas as 64 melhores colocadas seguiram na disputa. Quem terá o páreo mais duro é Marina Canetta, que vai enfrentar logo de cara a estadunidense Casey Kaufhold (4ª), vice-campeã mundial no ano passado. Ane Marcelle enfrentará a italiana Elisabeta Mijno (25ª), enquanto Ana Luiza terá a espanhola Elia Canales (21ª) pela frente, e Ana Machado, a britânica Penny Healy (14ª).
Equipes
O Brasil também terá representantes em todas as disputas por equipes. Entre os homens, o time ficou em 17º lugar e vai duelar contra a Austrália (16ª) por um lugar nas oitavas de final. Em caso de vitória, enfrentará a Coreia do Sul, primeira colocada e atual campeã olímpica.
Já as mulheres, que ficaram em quarto lugar no último Campeonato Mundial, ficaram em 14º lugar no ranqueamento e vão enfrentar Bangladesh (19º) na primeira fase do mata-mata em Paris. Em caso de vitória, enfrentará Taiwan (3º) nas oitavas de final.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O time misto do Brasil, que é formado por Ane Marcelle dos Santos e Marcus Vinicius D’Almeida, também vai enfrentar Bangladesh na primeira rodada do mata-mata. A dupla brasileira ficou em 15º no ranqueamento, enquanto os asiáticos terminaram em 18º. O vencedor vai encarar os Estados Unidos.