O brasileiro Marcus Vinicius D’Almeida fez sua estreia na temporada da Copa do Mundo de tiro com arco, em Gwangju, na Coreia do Sul. Na madrugada desta quarta-feira (18), ele marcou 671 pontos de 720 possíveis e ficou em sexto lugar na fase de ranqueamento do torneio individual do arco recurvo. Além dele, outros sete brasileiros participam da competição e só um foi eliminado.
Atual vice-campeão mundial, Marcus Vinicius D’Almeida marcou 671 pontos, sendo 336 na primeira metade e 335 na segunda. Das 72 flechas que disparou, ele acertou 32 na mosca ou no 10. Ao fim, ficou em sexto lugar, atrás de três sul-coreanos, um italiano e um taiwanês. Dono de dois ouros em Tóquio-2020, Kim Je-deok foi o líder da classificatória, com 685 pontos.
+ Troféu Brasil de ginástica artística começa nesta quinta em Porto Alegre
Dos outros três brasileiros a disputa masculina, Bernardo Oliveira ficou em 48º lugar na fase de ranqueamento, com 639 pontos, enquanto Gustavo Paulino foi o 62º, com 627. Fazendo a primeira competição internacional da carreira, Higor Cobesa foi o 72º, com 608 pontos, e não se classificou para o mata-mata – apenas os 64 primeiros avançaram.
Na próxima fase, que começa na sexta-feira (20), Marcus Vinicius D’Almeida vai enfrentar o australiano Jai Crawley, 59º no ranking round. Bernardo Oliveira, por sua vez, terá um adversário muito duro pela frente: o norte-americano Brady Ellison, recordista mundial e três vezes medalhista olímpico. Já Gustavo Paulino fará sua estreia contra o taiwanês Tang Chih-Chun, terceiro melhor da fase de ranqueamento.
Disputa feminina
Entre as mulheres, todas as brasileiras avançaram ao mata-mata, mas houve uma surpresa. Principal atleta do país, Ane Marcelle dos Santos foi apenas a 52ª colocada, com 589 pontos. Ana Machado, de 22 anos, foi a melhor ranqueada, em 38º, com 611 pontos. Ana Luiza Caetano ficou em 40º lugar, com 608, enquanto Marina Canetta foi 42ª, com 606. A líder foi a coreana Choi Musun, com 655 pontos.
Ana Machado enfrentará na estreia do mata-mata a japonesa Agu Utano, 27ª colocada no ranking round. Ana Luiza Caetano terá a turca Asli Er (25ª) pela frente, enquanto Marina Canetta vai duelar contra a italiana Tatiana Andreoli (23ª). Já Ane Marcelle dos Santos fará um duelo com a mexicana Aida Roman, medalhista de prata em Londres-2012.
Equipes
Além dos torneios individuais, o Brasil também está presente na disputa por equipes do arco recurvo nesta Copa do Mundo de tiro com arco. Entre os homens, o país ficou em 13º lugar na fase de ranqueamento, com 1937 pontos totais. No mata-mata, estreará diretamente nas oitavas de final, contra o Japão (4º).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Já o time feminino, que ficou em quarto lugar no último Mundial de tiro com arco, ficou em 12º no ranking round, com 1825 pontos – os pontos de Ane Marcelle nem entraram para a conta. A trajetória da equipe também começará nas oitavas de final, enfrentando a Índia, quinta colocada na fase de ranqueamento. A competição começa já na noite desta quarta (18).
Nas equipes mistas, o Brasil contará com Marcus Vinicius D’Almeida e Ana Machado, os dois principais arqueiros de cada naipe na fase de ranqueamento. Eles somaram 1282 pontos e ficaram em 13º lugar. A dupla precisará disputar a primeira fase do mata-mata, contra Hong Kong, 20ª colocada no ranking round. Caso avance, terá os Estados Unidos (4º) nas oitavas.