Entre os dias 13 e 21 de junho, atletas de tiro com arco recurvo disputarão torneio amistoso organizado pela World Archery (Federação Internacional de Tiro com Arco). O Lockdown Knockout conta com oito atletas classificados, entre eles o brasileiro Bernardo Oliveira, que esteve na Rio-2016.
Após terminar a fase de qualificação na quinta colocação com 577 pontos, Bernardo Oliveira conheceu o seu adversário das quartas de final do torneio, marcada para a terça-feira (16). Será Crispin Duenas.
O canadense foi o melhor na fase de qualificação. Já disputou três edições de Jogos Olímpicos e conquistou as medalhas de ouro no individual e por times nos Pan de Lima no ano passado. Bernardo Oliveira encerrou o Pan na quarta colocação.
+ Hino olímpico derrubou preferência de Coubertin por Beethoven
Além do brasileiro e do canadense, a competição amistosa conta com outros seis competidores. No masculino são mais dois: Brady Ellison, dos EUA, cinco vezes campeão da Copa do Mundo e atual campeão mundial, e o holandês Steve Wijler, atual campeão europeu.
Pelas mulheres, Aida Roman, do México, prata em Londres-2012, Casey Kaufhold, dos Estados Unidos, que saiu de Lima-2019 com dois ouros e um bronze, Yasemin Anagoz, da Turquia, atual campeã europeia, e Gaby Bayardo, da Holanda, mexicana de nascimento, e que foi bronze nos Jogos Europeus de 2019.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Com premiação de US$ 1 mil (cerca de R$ 4,9 mil), a competição será realizada no formato de eliminações simples em disputas de 60 flechas a 18 m do alvo.
Esta é a segunda edição do Lockdown Knockout do tiro com arco. Na primeira, realizada no mês passado, o Brasil não esteve representado, como agora está com Bernardo Oliveira, e a vitória ficou com a colombiana Sara Lopez.
O torneio é uma realização da World Archery, que mantém o seu calendário de competições internacionais suspenso por conta da pandemia do coronavírus. A expectativa é de que as disputas presenciais voltem a acontecer a partir do mês de setembro.