Os Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago, no Chile, contarão com novidades no tiro com arco. A partir do próximo evento será incluída a disputa por equipes masculina e feminina de arco composto.
O equipamento, que ainda não é olímpico, foi adicionado pela primeira vez no Pan de Lima-2019, mas apenas nas provas individuais e por equipes mistas. Na ocasião, Sara Lopez, da Colômbia, e Roberto Hernandez, de El Salvador, conquistaram os títulos individuais inaugurais, enquanto a Argentina conquistou um ouro na competição por equipes mistas.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Agora, com a adição da prova por equipes masculina e feminina no arco composto, o total de medalhas disponíveis no tiro com arco vai para 10.
As provas serão formadas por equipes com dois atletas do mesmo gênero, usando o mesmo formato utilizado nos Jogos da Universíade de Napoli, em julho de 2019.
+ Após quase desistir, Marcus D’Almeida se consolida no topo
A medida também adiciona 14 vagas na modalidade, aumentando para 98 o número de competidores nos Jogos Pan-Americanos.
“Estamos extremamente empolgados com essa adição aos Jogos Pan-Americanos. O composto ainda não é uma disciplina olímpica, mas está um passo mais perto desse sonho ”, afirmou a presidente da World Archery Americas, Maria Emma Gaviria.