A brasileira Jane Karla vai disputar a medalha de bronze da Copa Europeia de tiro com arco paralímpico composto, que está sendo disputada na República Checa. Ela enfrenta a italiana Maria Andrea Virgilio às 6h20, pelo horário de Brasília, no sábado (13).
No eliminatório desta quarta (10), Jane Karla venceu duas e parou na semifinal, quando enfrentou a atual campeã mundial Nur Syahidah Alim, de Singapura. Ela havia passado na quinta colocação do torneio classificatório do composto, pela Copa Europeia de tiro com arco paralímpico.
Jane Karla começou o dia, madrugada ainda aqui no Brasil, contra Martha Chavez, dos Estados Unidos. Venceu por 143 a 137 em combate válido pelas oitavas de final da competição. Logo depois, a brasileira despachou a eslovaca Diana Pashchenkova marcando novamente 143 pontos, agora contra 138 da adversária.
Na semifinal, contra Syahidah Alim, foi a brasileira que não passou dois 140 pontos. Ficou nos 132, contra 140 da campeã mundial. A adversária da semifinal na disputa pelo bronze, Maria Andrea Virgilio fez 140 pontos nas oitavas, depois 139 nas quartas. Na semifinal da Copa Europeia, marcou 140. A italiana passou em sexo no classificatório, logo atrás de Jane Karla.
Vaga em Tóquio
No mês passado, no Mundial de tiro com arco paralímpico, Jane Karla bateu a chinesa Zhou Jiamin, atual campeã paralímpica individual e por equipes mistas no arco composto e alcançou seu maior resultado em mundiais. De quebra, ainda confirmou vaga para o Brasil nos Jogos de Tóquio 2020.
Jane Karla teve polimomelite na infância e só conheceu o paradesporto aos 28 anos. Começou pelo tênis de mesa, foi bicampeã dos Jogos Parapan-americanos e disputou duas Paralimpíadas na modalidade. Passou pela esgrima e parou no tiro com arco paralímpico, no composto.
+ CONFIRA A PÁGINA DE JANE KARLA
Em 2018, Jane Karla chegou a liderar o ranking mundial e agora, com a vaga para o Brasil em Tóquio 2020, mantém o sonho, e a batalha, para, enfim, concluir sua incansável busca pelo pódio paralímpico.