Nesta quarta-feira (14) foi dada a largada para o Campeonato Brasileiro de tiro com arco, que está sendo realizado em Maricá, no Rio de Janeiro. E neste 1° dia de competições, foram realizados os qualificatórios individuais, com destaque para os Arqueiros da Íris que somaram pontos importantes nas provas por equipes do arco recurvo.
+CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DA COMPETIÇÃO
E as disputas individuais foram realizadas nos dois naipes, tanto no arco recurvo quanto no composto, que serviram de base para a formação dos confrontos eliminatórios da próxima fase e para a formação dos confrontos por equipes.
Os Arqueiros da Íris dominaram no arco recurvo por equipes, ficando no 1°. lugar no feminino, no masculino e nas mistas. Marcelo da Silva Costa Filho, Ricardo Alexandre de Sá Gomes e Jhonata Brasil Lopes dos Reis, após 216 flechas, somaram 1835 pontos, ficando no topo do masculino por equipes. A Fundação Amazonas Sustentável e a Associação Arqueiros de Campinas vieram na segunda e terceira colocações respectivamente.
No feminino por equipes do arco recurvo, Ana Luiza Sliachticas Caetano, Monique Evellin Rodrigues Gomes e Ana Clara Dias de Carvalho Machado lideraram com 1763 pontos. Pampulha Iate Clube e a Associação Arqueiros de Campinas, nesta ordem, vieram logo atrás.
Como não poderia ser diferente, nas duplas mistas do arco recurvo, a Associação Arqueiros da Íris também foi a melhor. Ana Clara Dias de Carvalho Machado e Marcelo da Silva Costa Filho lideraram com 1253 pontos. A Associação Desporto de Maricá e Fundação Amazonas Sustentável completaram o trio de melhores desempenhos.
Mas no arco composto, a história foi outra. Maximiliano Cabral Favoreto, Frederico Augusto Silva Santos Fogaça e Thiago de Castro Gonçalves Pereira, do Clube Goiás lideraram no masculino. No feminino, o Arco e Flecha Bandeirantes, com Solange Lopes Bonaldi, Larissa Aparecida Ferrari Oliveira e Anna Carolina Britto de Raphael, liderou, sendo seguido pelo Clube Esperia.
Nas duplas mistas do arco composto, o Arco e Flecha Bandeirantes também ficou na ponta durante o qualificatório. Larissa Aparecida Ferrari Oliveira e Jean Daniel Pegolo somaram 1358 pontos. Rodnei Ramos Arco e Flecha e o CSP São Paulo vieram logo atrás.
Já nas provas das qualificatórias individuais, vários clubes e associações tiveram seu destaque. No recurvo masculino, Edson Jin Su Kim, do CMS, fez 649 pontos e vai para a fase eliminatória como favorito e alvo a ser batido.
No feminino, também no arco recurvo, Ane Marcelle Gomes dos Santos, da ADM, fez 635 pontos e passou para a fase eliminatória com o melhor desempenho.
Pelo arco composto masculino, Bruno Conrado Brassaroto, da Associação Londrinense de Tiro com Arco, liderou a classificatória com 699 pontos. No feminino, Larissa Aparecida Ferrari Oliveira, do Arco e Flecha Bandeirantes, fez 684 e foi a melhor na prova.
As provas eliminatórias do Campeonato Brasileiro de tiro com arco, tanto do arco recurvo como do arco composto, serão iniciadas já nesta quinta-feira (14). Vale ressaltar que um dos principais nomes do tiro com arco nacional não está disputando a competição. Marcus D’Almeida está no Mundial Militar da modalidade e não contribuirá com os Arqueiros da Íris, seu clube de formação.