Gustavo Tsuboi deu adeus ao torneio individual do Aberto do Qatar – etapa Platinum. Na manhã desta quarta-feira (22), o brasileiro, atual número 90 do ranking mundial, encarou o egípcio Omar Assar (51º) e acabou derrotado por 4 sets a 0, em partida válida pelo Grupo 19 da fase de qualificação. Desta forma, Tsuboi não se classificou à próxima etapa da competição.
No primeiro dia do campeonato, na última terça-feira (21), Gustavo encarou Yang Heng-Wei, do Taipei, e, apesar de ter feito uma partida equilibrada, perdeu por 4 sets a 3.
Tsuboi foi o único representando brasileiro no Aberto do Catar, que acontecerá até o dia 26. Hugo Calderano (17º) também estaria no torneio, porém, teve sua participação cancelada pouco antes por conta de um incômodo muscular na perna direita. Juntos, inclusive, eles disputariam o torneio entre duplas. A parceria brasileira, que está no Top 5 mundial, conquistou o ouro no Aberto da Suécia – etapa Major, no fim do ano passado, e ficou com a prata no Aberto da Hungria, no início desta temporada.