Com uma atuação bem contundente, a seleção brasileira de tênis de mesa derrotou, nesta terça-feira, a Coreia do Norte, em duelo válido pela quarta rodada do Campeonato Mundial por equipes de tênis de mesa, em Halmstad, na Suécia. O triunfo garante a seleção na próxima fase, já que os três primeiros, de um grupo de seis, avançam.
Novamente, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi, os dois principais destaques do Brasil, anotaram seus pontos, deixando o triunfo no Mundial por equipes bem encaminhado.
Faltando uma rodada para o fim, a China lidera com quatro vitórias e já está classificada. O Brasil aparece na sequência com três vitórias e uma derrota, seguido por Portugal, com dois triunfos e dois revezes. Rússia e República Tcheca estão se enfrentando neste momento e, ainda com um jogo a menos, estão com uma vitória e uma derrota cada.
Com os resultados, só uma combinação de resultados tira o Brasil da próxima fase do Mundial por equipes. O objetivo maior é vencer a Rússia na última rodada e garantir a segunda posição, fugindo de um adversário mais forte na sequência.
Hugo Calderano x Hyok Pak
Décimo segundo do ranking mundial, Hugo teve um pouco de dificuldades no início do jogo, mas depois deslanchou. Anotou 13 pontos seguidos entre o fim do terceiro e início do quarto sets e sacramentou a vitória.
No primeiro set, Hugo Calderano conseguiu dominar o placar desde o início e anotar 11 a 8. A segunda parcial foi bem mais equilibrada, com os dois jogadores tendo chances de fechar. No fim, 14 a 12 para os norte-coreanos.
O terceiro set foi lá e cá no começo, mas após o empate 6 a 6, Hugo deslanchou e fechou 11/6. A quarta parcial foi toda de Hugo, que abriu 8 a 0 logo de cara e encerrou a partida por 11/2.
Gustavo Tsuboi X Il Choe
O brasileiro dominou o começo da partida. No primeiro set, sempre na frente do placar, fechou em 11/4. Na segunda parcial, conseguiu sempre se manter na frente. Vibrando a cada ponto, o experiente jogador liquidou a segunda parcial por 11/8.
No terceiro, tudo estava encaminhando para o triunfo do brasileiro, que tinha 10 a 8 no placar. Mas aí perdeu duas chances de fechar o jogo e viu seu oponente crescer e fechar em 12/10. O norte-coreano seguiu embalado, abriu 5 a 1 no quarto set e fechou depois em 10/9.
Tsuboi, no quinto set, voltou a ser o do início do jogo. Nas longas trocas de bola conseguiu alguns pontos importantes. Teve 10 a 7, perdeu duas chances, mas liquidou a partida, 11 a 9.
Eric Jouti X Wi Hun Kang
Após um primeiro set bem equilibrado, Eric conseguiu fechar em 11/9 e abrir a partida na frente. O segundo set foi parecido com o primeiro, mas quem conseguiu os dois últimos pontos foi o norte-coreano, igualando o duelo.
O brasileiro conseguiu impor mais seu jogo, aproveitou alguns erros do rival e fechou em 11/8 a terceira parcial.