8 5
Siga o OTD

Tênis de Mesa

Iizuka avança e Giulia Takahashi cai no Mundial da Juventude

Leonadro Iizuka bateu o polonês Milosz Redzimski por 4 a 2, e está nas oitavas de final do Mundial da Juventude Sub-19. Já no feminino, Giulia Takahashi perdeu da alemã Mia Griesel em seis games

Leonadro Iizuka Mundial da Juventude Tênis de Mesa medalha
Leonadro Iizuka bateu o polonês Milosz Redzimski por 4 a 2 (Foto: WTT/Divulgação)

Dois mesa-tenistas brasileiros estiveram em ação nesta terça-feira (26) no Campeonato Mundial da Juventude da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa). Na primeira rodada da chave individual da categoria Sub-19, Leonadro Iizuka derrotou o polonês Milosz Redzimski por 4 sets a 2, parciais de 8/11, 11/7, 5/11, 11/9, 11/6 e 15/13. Em seguida, no naipe feminino, Giulia Takahashi perdeu a alemã Mia Griesel, também em seis games: 12/10, 11/6, 7/11, 11/6, 7/11 e 11/6.

Leonadro Iizuka começou atrás no duelo que valia vaga às oitavas de final do Mundial da Juventude e perdeu o primeiro game por 11/8. O mesa-tenista brasileiro reagiu a seguir e empatou o confronto com 11/7. No terceiro, nova vitória do polonês, desta vez por 11 a 5, e vantagem para ele, 2 a 1. Iizuka se recuperou e conquistou uma grande vitória no quarto, por 11 a 9, e embalou para fazer 3 a 2 com 11 a 6 no quinto game.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPIADA TODO DIA NO WHATSAPP

O sexto game foi de tirar o fôlego. Leonadro Iizuka querendo garantir vaga na segunda rodada do sub-19 do Mundial da Juventude de tênis de mesa e Milosz Redzimski tentando sobreviver na competição. E assim eles foram até que o brasileiro se impôs no 15 a 13 para confirmar o 4 a 2. Garantido entre os 16 melhores do evento, na próxima rodada ele pega Quek Izaac, de Singapura. O confronto de oitavas de final está marcado para essa quarta-feira (27), às 8h30 (horário de Brasília).

Queda no feminino

Entre as mulheres, Giulia Takahashi fez duelo equilibrado contra a alemã Mia Griesel no primeiro game. As atletas ficaram trocando pontos até que a europeia fechou em 12 a 10, com leve superioridade sacando e recepcionando. A oponente da brasileiro iniciou a segunda parcial com desempenho superior e logo abriu dois pontos: 3 a 1. Mais adiante, a vantagem cresceu para três pontos: 7 a 4. A diferença deste set foi a dificuldade de Giulia Takahashi confirmar o seu serviço e as boas devoluções da alemã: 11 a 6.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

O terceiro game começou ruim para Giulia Takahashi, porém, logo reagiu e empatou em 5 a 5. Depois disso, a brasileira dominou as ações, principalmente ganhando pontos no saque da adversária. Melhor na mesa, ela fechou em 11 a 7 e reduziu a diferença no jogo para 2 a 1. A recuperação não se manteve e a brasileira foi muito mal no quarto game, chegando a ficar com oito pontos de desvantagem: 9 a 1. Griesel controlou o jogo dificultando as ações da brasileira com devoluções precisas: 11 a 6.

Apesar do 3 a 1 contra, Giulia Takahashi não se deu por vencida e mostrou força no quinto game. Ela se impôs diante do saque da alemão e marcou três pontos a mais que a rival em devoluções. O placar chegou a ficar empatado em 4 a 4, mas, depois disso, a brasileira assumiu a dianteira e foi abrindo, fechando em 11 a 6. No sexto set, a partida foi equilibrada até o 3 a 3. Daí em diante, Griesel foi superior e não deixou a brasileira ameaçá-la, finalizando o duelo em 11 a 6.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Tênis de Mesa