A campanha de Hugo Calderano no WTT Champions Montpellier acabou nesta sexta-feira (25) nas oitavas de final. O mesa-tenista brasileiro, sexto colocado do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), teve pela frente o alemão Patrick Franziska, 11º, e perdeu por 3 sets a 2, parciais de 11/7, 11/9, 3/11, 5/11 e 11/9, em pouco mais de 43 minutos de confronto. O atleta carioca começou mal, reagiu e se aproximou da vitória, porém, tomou a virada na fase decisiva do game final.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
O alemão foi mais agressivo no começo do jogo e abriu 2 a 0. A partir do terceiro game, Hugo conseguiu tomar a iniciativa dos pontos antes dele e se recuperou. O brasileiro se encaminhava para o triunfo quando fez 9 a 6 no quinto set, no entanto, sofreu com a reviravolta de Franziska. Esse foi o segundo confronto do mesa-tenista do Brasil diante do jogador da Alemanha. Anteriormente, em 2018, Hugo havia vencido nas quartas de final do Aberto da Hungria.
Início difícil
Hugo iniciou o jogo em vantagem após erro de devolução do alemão: 1 a 0. Daí em diante, Franziska passou a ser mais agressivo e virou para 5 a 1. O adversário continuou sendo mais rápido nas ações de ataque e abriu cinco depois de winner de direita e rebatida do brasileira na rede: 9 a 4. Além de estar jogando bem, o alemão estava com sorte e fechou em 11 a 7 após bola vencedora de esquerda que tocou na quina da mesa e atrapalhou o brasileiro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
O segundo game teve começo mais equilibrado, com os jogadores trocando pontos sem deixar ninguém abrir dois de diferença. Hugo já estava melhor na mesa, mas Franziska continuava em bom nível. O alemão realizou bom saque e o brasileiro mandou a devolução de esquerda na rede: 9 a 8. O europeu teve o saque a seu favor e soube usar essa vantagem. Ele sacou bem, forçando devolução confortável de Hugo e matou na terceira bola com winner de esquerda: 10 a 8. No momento decisivo a sorte voltou a ajudar Franziska, que contou com erro de esquerda do Hugo após a bolinha desviar na rede.
Reação, bolada na cara e derrota
Hugo retornou ao jogo com postura mais agressiva e buscando tomar a iniciativa antes do adversário. E essa mudança surtiu efeito. Ele abriu logo 4 a 0 com ataque de direita. A diferença aumentou em mais uma bola vencedora do brasileiro, desta vez, de esquerda: 8 a 3. Hugo fez dois saques bons e forçou erros do alemão para marcar 10 a 3 e, em seguida, 11 a 3. Em melhor momento, o atleta carioca fez 2 a 0 no início do quarto game, com esse segundo ponto acontecendo após bola do alemão que bateu na cara do brasileiro.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Bem mais ativo na mesa, Hugo sacou bem e, após devolução sem peso do rival, mandou a pancada de direita para marcar 6 a 2. Posteriormente, o brasileiro anotou 7 a 2 com backhand agressivo. E Hugo forçou o game de desempate com bola na rede de Franziska: 11 a 5. O set decisivo se manteve equilibrado até 6 a 6. Foi quando Hugo marcou três seguidos, com o 9 a 6 após ataque de forehand. O alemão não se abalou, mostrou força e virou para 11 a 9 fazendo cinco pontos consecutivos, com o último deles depois de winner cruzado de esquerda em que Hugo rebateu de direita para fora.