Siga o OTD

Paris 2024

Bruna Alexandre estreia na Paralimpíada com vitória

Menos de um mês após disputar a Olimpíada, Bruna Alexandre estreia com vitória na Paralimpíada ao lado de Paulo Salmin

Bruna Alexandre e Paulo Salmin estreiam com vitória no tênis de mesa dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024
Silvio Ávila/CPB

Paris – História completa! Menos de um mês depois de competir nos Jogos Olímpicos, a brasileira Bruna Alexandre fez sua estreia na Paralimpíada de Paris-2024, nesta quinta-feira (29). Ela jogou com Paulo Salmin na chave de duplas mistas da classe XD17 e não teve grandes trabalhos para vencer os suecos Johnas Hansson/Anja Handen por 3 sets a 0 (11/1, 11/4 e 11/8). A parceria chegou nas quartas de final e está a uma nova vitória de garantir medalha, uma vez que não há disputa de terceiro lugar no tênis de mesa paralímpico.

Bruna Alexandre é uma atleta olímpica e paralímpica. Ela teve o braço direito amputado ainda quando era bebê, por conta de uma infecção gerada por uma vacina mal aplicada. A catarinense de 29 anos esteve nas Paralimpíadas do Rio-2016 e Tóquio-2020, em que conquistou duas medalhas em cada uma, mas só teve a oportunidade de disputar as Olimpíadas neste ano, em Paris-2024. Ela fez um jogo na disputa por equipes mistas, ao lado das irmãs Bruna e Giulia Takahashi.

Agora, na Paralimpíada da capital francesa, Bruna Alexandre está presente em três disputas. E a primeira em que entrou em ação foi a de duplas mistas, junto com Paulo Salmin, repetindo uma parceria que foi campeã mundial da classe XD17 em 2022. Os brasileiros não tomaram conhecimento de Jonas Hansson/Anja Handen e fizeram um jogo dominante, ganhando por sets diretos. No primeiro, eles chegaram a abrir 10/0 e venceram por 11/1. Os suecos melhoraram na segunda parcial, mas os brasileiros ganharam por 11/4. Por fim, Bruna e Paulo venceram por 11/8 no terceiro.

Perto da medalha

Com a vitória, Bruna Alexandre e Paulo Salmin se garantiram nas quartas de final da competição. Assim, estão a uma nova vitória de assegurar no mínimo a medalha de bronze. Eles enfrentarão os ucranianos Viktor Didukh/Iryna Shynkarova já nesta sexta-feira (29), às 06h (horário de Brasília). Bruna e Paulo formam a segunda dupla mais bem ranqueada do torneio. Danielle Rauen e Luiz Manara também estão nas quartas de final desta competição.

Bruna ainda competirá na disputa individual da classe 10, em que é a atual medalhista de bronze mundial e vice-campeã paralímpica, e na disputa de duplas femininas da classe XD20, ao lado de Danielle Rauen. A brasileira pode sair de Paris com sete medalhas paralímpicas no currículo.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paris 2024