Hugo Calderano perdeu para o sueco Truls Moregard por 4 sets a 2 (12/10, 16/14, 7/11, 11/7, 10/12 e 11/8), nesta sexta-feira (02), e terá que disputar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O carioca vai enfrentar o francês Felix Lebrun, atleta da casa, valendo um pódio inédito para o tênis de mesa brasileiro. O duelo acontecerá no domingo (04), às 08h30 (horário de Brasília).
- Pepê Gonçalves e Omira Estácia levam o BR de caiaque cross
- Brasil é vice após perder para a Argentina no Sul-Americano
- Grêmio conquista pela 5ª vez o campeonato gaúcho feminino
- Botas, de Damiris Dantas, perde para o líder da Liga Turca
- Ana Cristina, Roberta e Júlia Bergmann vencem na Turquia
Já com a melhor campanha olímpica do tênis de mesa brasileiro, Hugo Calderano enfrentou a sensação do torneio olímpico. Truls Moregard tem 22 anos, é 26º colocado do ranking mundial e foi o responsável por derrotar o chinês Wang Chuqin, número um do mundo, na competição. Além disso, carrega no currículo a medalha de prata conquistada no Campeonato Mundial de 2021.
Enquanto isso, Hugo chegou para o duelo com uma campanha arrasadora nas fases iniciais, tendo vencido seus quatro primeiros jogos com apenas três sets cedidos. O brasileiro também é o quarto colocado do ranking mundial e vinha de uma sequência de dez triunfos consecutivos, somando as partidas que fez para conquistar o título do WTT Star Contender de Liubliana, seu último torneio antes dos Jogos Olímpicos.
Como foi o jogo
Na mesa, todos esses fatores ficaram de lado. Hugo começou o jogo de forma arrasadora e abriu 10/4. De forma quase inacreditável, o sueco salvou os seis set points, marcou oito pontos seguidos e ganhou a parcial por 12/10. Já na segunda parcial, Hugo abriu 7/4, Moregard virou o duelo e teve dois set points, salvos pelo brasileiro. Hugo retomou a dianteira e teve três oportunidades de fechar a parcial, mas também desperdiçou. O sueco levou a melhor no fim e fechou por 16/14.
O terceiro set também teve equilíbrio no começo. Hugo conseguiu desgarrar na metade final, abriu vantagem e, desta vez, conseguiu fechar em 11/7. Moregard pareceu não ter se abalado com a derrota sofrida no set anterior e fez uma quarta parcial dominante, ganhando por 11/7. O quinto set teve muito equilíbrio. Hugo abriu vantagem no fim e ganhou por 12/10. Já no sexto set, Moregard fez uma sequência de cinco pontos que o ajudou a vencer por 11/8, fechando a partida em 4 a 2.
Buscando mais história
Com a derrota, Hugo vai disputar o terceiro lugar no torneio olímpico. Seu adversário pela medalha inédita será o francês Felix Lebrun, número cinco do mundo, que perdeu para o chinês Fan Zhendong por 4 a 0 (11/8, 11/6, 11/7 e 11/5), do outro lado da chave. Hugo e Lebrun já se enfrentaram quatro vezes em partidas do circuito mundial de tênis de mesa, com duas vitórias para cada lado. Neste ano, jogaram três vezes, com um triunfo para Lebrun e dois para Hugo – o último eles em junho.
Aos 28 anos de idade, Hugo já detém a melhor campanha olímpica da história do tênis de mesa de um atleta nascido fora da Ásia e da Europa, considerando homens e mulheres. Agora, ele busca ser o primeiro atleta fora desses dois continentes a ganhar uma medalha na modalidade em Jogos Olímpicos. Antes de Paris, a melhor campanha do brasileiro havia sido em Tóquio-2020, quando parou nas quartas de final. Na Rio-2016, chegou até as oitavas.