8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cátia Oliveira e Joyce Oliveira são prata em Aberto Paralímpico

Cátia faturou o segundo lugar das classes 1-2 femininas, enquanto Joyce terminou com a segunda melhor campanha na chave única da classe 3

Joyce Oliveira, Cátia Oliveira, Aberto Paralímpico
Número 8 do mundo na Classe 3, Joyce Oliveira obteve a prata com três vitórias em quatro jogos. Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM

Brasil no pódio! Nesta sexta-feira (21), aconteceu a disputa do segundo dia do Aberto Paralímpico Fa20 da República Tcheca, em Ostrava. O país contou com a presença de duas brasileiras no torneio, e saiu com uma medalha de prata. Cátia Oliveira foi vice-campeã do simples da classe 1-2 (unificada), enquanto Joyce de Oliveira ficou com o vice na classe 3. Mais tarde, elas voltaram à mesa juntas, e encaminharam mais uma medalha, resta saber qual.

Disputas de ontem

O Aberto Paralímpico Fa20 da República Tcheca começou na quinta-feira (20). Por lá, Cátia Oliveira venceu suas duas partidas no Grupo 2, contra a eslovaca Eva Matovcikova (3-0)e diante da alemã Jana Margarete (3-2). Assim, a brasileira ficou no primeiro lugar de seu grupo e avançou à fase mata-mata.

Por outro lado, Joyce de Oliveira, número oito do ranking mundial da classe 3, entrou em ação ontem, e teve três vitórias em quatro jogos. Primeiro superou a croata Marija Martinovic por 3 a 0, com parciais de 11/3, 11/3 e 11/2. Na sequência, triunfou sobre a eslovaca Alena Kanova – medalhista de bronze – em sets diretos, com um triplo 11/7. 

Depois venceu a egípcia Fawzia Elshamy por 3 sets a 0, com parciais de 11/4, 11/4 e 11/6. O revés foi para a campeã, a sul-coreana Jiyu Yoon, no último jogo, em sets diretos e parciais de 11/5, 11/9 e 11/4. Os resultados garantiram o pódio, mas foi necessário esperar mais dois confrontos nesta sexta-feira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Três medalhas pro Brasil

Após o ótimo começo, Cátia Oliveira e Joyce de Oliveira confirmaram suas medalhas nas disputas de hoje. Número quatro do ranking mundial da classe 2, Cátia começou o dia vencendo a sérvia Zeljana Ristic na semifinal, em sets diretos, com parciais de 11/6, 11/1 e 11/3. Na decisão, encarou a sul-coreana Su Yeon Seo, para quem vendeu caro o ouro em cinco disputados sets. Ao final, a asiática triunfou sobre a brasileira por 11/3, 15/17, 7/11, 11/3 e 11/9.

Cátia começou o dia vencendo a sérvia Zeljana Ristic na semifinal, em sets diretos, com parciais de 11/6, 11/1 e 11/3. Na decisão, encarou a sul-coreana Su Yeon Seo, para quem vendeu caro o ouro em cinco disputados sets. Ao final, a asiática triunfou sobre a atual número quatro do ranking mundial da classe 2 por 11/3, 15/17, 7/11, 11/3 e 11/9. Por outro lado, Joyce nem precisou entrar em ação para medalhar. Com a vitória da sul-coreana Jiyu Yoon sobre a eslovaca Alena Kanova, ela garantiu a segunda melhor campanha do grupo, ficando com a prata.

Nas duplas, Cátia e Joyce disputam a classe WD5. No primeiro jogo válido pelo grupo único, precisam de apenas três para passar pelas egípcias Fawzia Elshamy e Ola Soliman, com parciais de 11/1, 11/4 e 11/1. No segundo jogo, triunfo sobre as eslovacas Alena Kanova e Eva Matovcikova, também por 3 a 0 e parciais de 11/4, 11/5 e 11/2. Dessa forma, elas asseguraram, pelo menos, mais uma prata.

Por fim, garantidas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, as brasileiras voltam à ação neste sábado (22), novamente em duplas. Jogam pela medalha de ouro do Aberto Paralímpico contra as sul-coreanas Jiyu Yoon e Su Yeon Seo a partir das 10h30 local, 5h30 no horário de Brasília.

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia