Campeão do WTT Contender Rio de Janeiro e semifinalista do WTT Champions Chongqing, Hugo Calderano terá como próximo compromisso uma competição na Europa, mais precisamente, na capital da Eslovênia. Ele disputa a partir desta sexta-feira (14) o WTT Star Contender Ljubljana, na Arena Hala Tivoli. O evento marca o retorno do mesa-tenista brasileiro ao local em que terminou entre os quatro melhores na edição de 2023.
Hugo Calderano estreia no WTT Star Contender Ljubljana diante do dinamarquês Anders Lind, às 10h55 (horário de Brasília). O brasileiro, atual 6º melhor do mundo, participa do evento na Eslovênia como 2º cabeça de chave, atrás apenas do francês Felix Lebrun. Esse será o segundo encontro entre os atletas em 2024. No primeiro embate no ano, Calderano venceu Lind, por 4 a 0, na fase de grupos da Copa do Mundo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O brasileiro e o dinamarquês já haviam se enfrentado em 2022, quando representaram seus respectivos países. Na ocasião, no Campeonato Mundial por equipes, Calderano superou o adversário na fase de grupos, por 3 a 1. Se vencer sua estreia, o mesa-tenista do Brasil aguardará nas oitavas de final o vitorioso do confronto entre o francês Jules Rolland e o sul-coreano An Jaehyun.
Principais adversários
As disputas de simples do WTT Star Contender Ljubljana contarão 48 jogadores em cada naipe, sendo 40 classificados direto para a chave principal e oito provenientes do qualifying. O evento terá ainda competições em duplas masculina, feminina e mista. O campeonato no individual entre os homens reunirá sete atletas do Top 15 do ranking mundial da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa). Atual 6º colocado, Hugo será o 2º cabeça de chave.
Além do Hugo, as outras principais atrações serão: o francês Felix Lebrun (WR5 e 1º cabeça de chave), os alemães Patrick Franziska (WR9), Dang Qiu (WR12), e Dimitrij Ovtcharov (WR14), o japonês Tomokazu Harimoto (WR11), e o sueco Anton Kallberg (WR15). Além desses sete, o WTT Star Contender Ljubljana contará com a participação do atleta local Darko Jorgic (WR18). Em 2023, o atleta esloveno foi eliminado por Felix Lebrun nas oitavas de final.
- 4 derrotas marcam estreia do Brasil no tênis em cadeira de rodas
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
- Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões nacionais de ILCA 6
Semifinalista em 2023
A primeira edição do WTT Star Contender Ljubljana foi em 2023 e Hugo Calderano esteve presente. Na ocasião, o brasileiro competiu como 5º cabeça de chave e estreou vencendo o sul-coreano Cho Seungmin (3 a 1). O oponente da segunda rodada foi o sueco Kristian Karlsson, com nova vitória e pelo mesmo placar. O rival dele nas quartas de final foi o japonês Shunsuke Togami e a partida terminou com mais um triunfo do Hugo, dessa vez em cinco sets.
Já entre os quatro melhores da competição, Hugo Calderano teve pela frente o chinês Fan Zhendong, que começou a partida abrindo 2 a 0 em sets. O mesa-tenista brasileiro reagiu e empatou, forçando a quinta e decisiva parcial, que acabou vencida pelo chinês. Na decisão do ano passado, Fan Zhendong derrotou seu compatriota Wang Chuqin, por 4 a 3.
Bruna Takahashi estreia no mesmo dia
Não será somente Hugo Calderano que fará sua estreia no WTT Star Contender Ljubljana. Bruna Takahashi também abre sua participação na competição da Eslovênia nesta sexta-feira (14), às 15h20 (horário de Brasília). Assim como Calderano, a mesa-tenista brasileira faz sua primeira partida no torneio na segunda rodada, já que ambos avançaram direto. Ela terá pela frente a sueca Linda Bergstrom, que apareceu no caminho dela ao superar a romena Andreea Dragoman no jogo inaugural.