Começou, nesta terça-feira (11), o WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia. Para este primeiro dia de competição, o Brasil contou com Vitor Ishiy na disputa do qualificatório da chave simples masculina. Por lá, o brasileiro estreou com vitória diante do sérvio Dimitrije Levalac por 3 sets a 1, com parciais de 11-4, 8-11, 11-9 e 11-9. Assim, o mesatenista do Brasil está a duas vitórias de se classificar à chave principal do torneio.
- Leandro Pena e Ymanitu caem na estreia das duplas no AusOpen
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
Um evento de nível WTT Star Contender acontece seis vezes durante o ano, e conta com 48 homens e 48 mulheres na disputa. Esses torneios servem como plataforma para os melhores mesatenistas do mundo ganharem pontos no ranking para avançar para a WTT Champions Series. WTT Star Contender Ljubljana garante 600 pontos aos grandes campeões. Por fim, o vencedor(a) ainda leva para casa cerca de R$54.000,00.
O Brasil levou três representantes do país à Eslovênia: Hugo Calderano (6º do ranking mundial), Bruna Takahashi (18ª) e Vitor Ishiy (85º). Todos eles já carimbaram o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. No entanto, a participação deles em Ljubljana tem grande impacto na Olimpíada, já que a posição no ranking mundial define a colocação entre os cabeças de chave em Paris.
A partida
Único dos três atletas do Brasil que precisou participar do qualificatório em Ljubljana, Vitor Ishiy teve pela frente o sérvio número 182 do mundo. A primeira parcial teve domínio total do brasileiro, esteve confortavelmente à frente do placar durante todo o set. Porém, na parcial seguinte, foi a vez de Dimitrije Levalac liderar as ações. O sérvio abriu 5-0 no placar e administrou a vantagem até o final, Ishiy até reagiu diminuindo a diferença para apenas um ponto (8-9), mas não conseguiu virar.
Em seguida, duas vitórias de virada nos dois últimos sets da partida. No primeiro, Vitor Ishiy saiu atrás e buscou a virada na reta final de partida, virando em 10 a 9 e confirmando no ponto seguinte. A última parcial teve um roteiro bastante parecido, e novamente o brasileiro virou no 10 a 9 para assumir a liderança no placar e fechar a disputa na sequência.
”Foi um jogo bem estranho. Nosso único confronto foi nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde tivemos o jogo decisivo na equipe. Então acho que ambos estavam com coisas do outro jogo, e ainda juntou o fato de ser a estreia do campeonato. Mas fico muito feliz com essa vitória. Venho de dois torneios seguidos jogando em um bom nível. Espero seguir assim.”, explicou Ishiy.
Com o triunfo, Vitor Ishiy avança para a segunda rodada do qualificatório do WTT Star Contender Ljubljana. Em caso de vitória na próxima partida, o brasileiro disputará a vaga à chave principal do torneio. Por fim, o adversário da segunda rodada será o vencedor do confronto entre Chua Josh Shao Han, de Singapura, e Khalid Assar, do Egito.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK