O Brasil conheceu nesta terça-feira (4) os seus representantes no tênis de mesa nos Jogos Olímpicos Paris-2024. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) divulgou a lista de atletas convocados para os Jogos Olímpicos, com os times liderados por Hugo Calderano e Bruna Takahashi. Além disso, a equipe feminina também contará com a participação histórica de Bruna Alexandre, primeira brasileira a competir na Olimpíada e na Paralimpíada no mesmo ano.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na competição masculina, a equipe brasileira terá Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro. Leonardo Izuka será o reserva. Sexto colocado do ranking mundial, Hugo é a principal chance de medalha do Brasil na modalidade na disputa de simples. “Nossa equipe mescla experiência com juventude: temos o Hugo, que é um dos melhores jogadores do mundo, o Vitor, que teve desempenho muito consistente durante todo o ciclo olímpico, individualmente e em equipe, mesmo caso do Guilherme. E o Iizuka, que obteve grandes resultados internacionais tanto no juvenil quanto no adulto”, analisou Francisco Arado, o Paco, técnico da seleção brasileira masculina.
Equipe feminina
No feminino, o time do Brasil terá Bruna Takahashi como principal destaque. A atual 18ª colocada do ranking de simples do tênis de mesa feminino irá para a sua terceira Olimpíada. Sua irmã Giulia Takahashi entrou no time após ser reserva da equipe de Tóquio-2020. Dessa vez, a reserva será Laura Watanabe. Por fim, a participação inédita de Bruna Alexandre. Ela será a primeira atleta a representar o Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no mesmo ano. Antes dela, apenas o timoneiro Nilton Alonço participou das duas competições, indo aos Jogos Olímpicos de 1976, 1984 e 1988 e na Paralimpíada de 2008.
“Conseguimos criar um ambiente bem positivo neste time. Uma construção de equipe que vem nos permitindo alcançar feitos importantes, desde a classificação, em Cuba, às participações nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e o desempenho histórico no Mundial de Busan, na Coreia do Sul. Todas as meninas estão jogando muito bem, vamos fortes para esses Jogos Olímpicos”, disse Jorge Fanck, técnico da equipe feminina.
A disputa do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos de Paris acontecerá entre os dias 27 de julho e 10 de agosto no Paris Expo Porte de Versailles. Além das competições por equipes e individual, o Brasil também está na chave de duplas mistas, onde Bruna Takahashi e Vitor Ishiy serão nossos representantes.