8 5
Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo e Bruna avançam às semis do WTT Contender do Rio

Hugo Calderano e Bruna Takahashi vencem com autoridade e se garantem na semifinal do WTT Contender do Rio de Janeiro

Hugo Calderano olha para câmera após vitória no WTT Contender do Rio de Janeiro
(Foto: Abelardo Mendes Jr./OTD)

Hugo Calderano e Bruna Takahashi venceram seus jogos com autoridade na tarde deste sábado (25) e se garantiram na semifinal do WTT Contender do Rio de Janeiro. Hugo passou pelo francês Thibault Poret por 3 a 0, enquanto Bruna derrotou a alemã Franziska Schreiner por 3 a 1. Esta é a melhor campanha do Brasil na história do evento que integra o circuito mundial de tênis de mesa. Por outro lado, Bruna Takahashi/Giulia Takahashi e Guilherme Teodoro/Vitor Ishiy caíram nas duplas.

Oitavo colocado do ranking mundial e principal estrela do tênis de mesa brasileiro, Hugo Calderano passou por um atleta azarão nas quartas de final. Ele derrotou Thibault Poret, que veio do qualifying e que vinha de vitória sobre o dinamarquês Anders Lind nas oitavas, para avançar de fase. Calderano fez uma partida dominante e saiu melhor em 3 sets a 0 (11/5, 11/8 e 11/5). O carioca encarou adversidades somente na segunda parcial, mas logo deslanchou.

Garantido na semifinal, ele agora enfrentará o japonês Yuta Tanaka (72º). O duelo ocorrerá ainda neste sábado (25), às 20h15 (horário de Brasília). Caso vá para a final, voltará a jogar no domingo (26), contra o sul-coreano An Jaehyun (37º) ou o alemão Steffen Mengel (64º). Hugo poderá ultrapassar o taiwanês Lin Yun-Ju no ranking olímpico, tornando-se momentaneamente o quarto cabeça de chave em Paris-2024, caso seja campeão.

Bruna vence com autoridade

Já Bruna Takahashi, que é a 18ª colocada do ranking mundial, chegou na semifinal após vencer a alemã Franziska Schreiner (189º) por 3 a 1 (11/8, 5/11, 10/12 e 11/5). A brasileira chegou a ter 10/7 contra na terceira pacial, mas emplacou cinco pontos seguidos para conseguir a vitória no set. A partir de então, ela tomou conta do duelo e foi dominante no quarto set.

Com o resultado, Bruna iguala sua campanha no WTT Contender do Rio de Janeiro do ano passado, quando também atingiu a semifinal. Na atual edição, a brasileira jogará contra a japonesa Hina Hayata, quinta colocada do ranking mundial, neste sábado (25), às 21h. Caso vença, medirá forças contra a também japonesa Miyu Nagasaki (37º) ou a alemã Xiaona Shan (39º) na final. Bruna está ganhando uma posição no ranking mundial e poderá atingir o top-15 em caso de título.

Duplas perdem

Horas depois de jogar em simples, Bruna Takahashi voltou à mesa da Arena Carioca 1 para a disputa da semifinal de duplas femininas. Ela e sua irmã Giulia Takahashi fizeram um jogaço contra as japonesas Honoka Hashimoto/Hitomi Sato. Apesar do placar de 3 a 0, todas as parciais foram decididas pela vantagem mínima no placar, com direito a um 20/18 no último set (11/9, 11/9 e 20/18). Bruna e Giulia chegaram a salvar seis match points antes que as adversárias confirmassem a vitória.

Já nas duplas masculinas, Guilherme Teodoro e Vitor Ishiy perderam de virada para os sul-coreanos An Jaehyun/Oh Junsung por 3 sets a 2 (6/11, 11/7, 9/11, 11/9 e 11/7). Os brasileiros chegaram a ter 9/6 de vantagem no quarto set, mas tomaram cinco pontos seguidos e sofreram a virada, perdendo também a quinta parcial. Tanto Bruna/Giulia quanto Teodoro/Ishiy atingiram as semifinais de um evento do circuito mundial de tênis de mesa pela primeira vez.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tênis de Mesa