8 5
Siga o OTD

Tênis de Mesa

Bruna Takahashi e Vitor Ishiy vencem na estreia do WTT Rio

Dupla mista brasileira que estará em Paris-2024 conseguiu grande virada sobre eslovacos para avançarem às quartas

Bruna Takahashi e Vitor Ishiy comemoram vitória nas duplas mistas do WTT Contender do Rio de Janeiro
(Foto: Abelardo Mendes Jr./OTD)

Bruna Takahashi e Vitor Ishiy estrearam com vitória de virada na chave de duplas mistas do WTT Contender do Rio de Janeiro. Eles derrotaram os eslovacos Barbora Balazova/Lubomir Pistej por 3 sets a 2 (13/11, 2/11, 7/11, 11/6 e 11/6), na tarde desta quinta-feira (23), na Arena Carioca 1, e avançaram para as quartas de final do torneio que integra o circuito mundial de tênis de mesa. Giulia Takahashi/Guilherme Teodoro, Laura Watanabe/Leonardo Iizuka e Victoria Strassburger/Rafael Turrini foram eliminados.

Dupla que estará nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Bruna e Vitor fizeram um primeiro set de recuperação. Eles estiveram atrás do placar a todo momento e chegaram a ter 9/5 de desvantagem, mas chegaram ao empate. Os brasileiros ainda salvaram dois set points antes de fechar a parcial em 13/11. O cenário mudou no segundo set, quando os eslovacos fizeram uma parcial dominante e conseguiram a vitória por 11/2.

Já na terceira parcial, os europeus seguiram melhores e tiveram o controle do set para ganhar por 11/7. A partir do quarto set, iniciou-se a reação brasileira. Bruna e Vitor voltaram a encaixar seu jogo na mesa e conseguiram empatar o duelo outra vez, ao vencer por 11/6. No quinto set, os brasileiros foram dominantes e, com os eslovacos desestabilizados, conseguiram fechar em 11/6.

“Eu estava nervosa no começo e não começamos muito bem. O jogo foi muito nos detalhes, questão de efeito, altura e variedade. Nós conseguimos no acostumar um pouco mais no final e estivemos um pouco mais esperto do que eles”, disse Bruna. “É muito bom jogar no Brasil, junto da torcida. Lógico que tem aquele nervosismo, nós estávamos lentos e é sempre difícil jogar com eles. É a primeira vez que ganhamos deles, então foi muito bom sair com essa vitória”, completou Ishiy.

Mais Brasil no Rio

Com a vitória, Bruna Takahashi e Vitor Ishiy se classificaram para as quartas de final do WTT Conteneder do Rio de Janeiro. Agora, eles enfrentarão os sul-coreanos Shin Yubin/Lim Jonghoon, dupla que também está classificada para Paris-2024. Os brasileiros são os 17º colocados do ranking mundial de duplas mistas, enquanto os asiáticos aparecem em terceiro lugar.

Enquanto Bruna e Vitor avançaram, outras três duplas mistas brasileiras caíram na estreia. Giulia Takahashi e Guilherme Teodoro perderam de virada para os franceses Oceane Guisnel/Thibault Poret, por 3 sets a 2 (6/11, 7/11, 11/7, 11/6 e 11/8). Laura Watanabe e Leonardo Iizuka perderam para os japoneses Yuta Tanaka/Miyu Nagasaki por 3 a 1 (11/2, 11/5, 7/11 e 11/2). Por fim, Victoria Strassburger e Rafael Turrini foram derrotados pelos espanhóis Alvaro Robles/Maria Xiao por 3 a 1 (11/6, 11/7, 7/11 e 11/5).

O WTT Contender do Rio de Janeiro segue em disputa ao longo desta quinta-feira (23). Hugo Calderano, Bruna Takahashi, Vitor Ishiy, Giulia Takahashi, Guilherme Teodoro, Bruna Alexandre, Eric Jouti, Laura Watanabe, Leonardo Iizuka e Victoria Strassburger farão suas estreias na competição individual. Iizuka e Victoria chegaram na chave principal após furarem o qualifying, enquanto os demais se garantiram de forma direta pelos seus rankings.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tênis de Mesa