A chave principal do WTT Contender Rio de Janeiro de 2024 começa nesta quinta-feira (23) e Hugo Calderano estreia na competição. Principal nome do Brasil no tênis de mesa, o atleta faz sua primeira partida no torneio contra o indiano Manav Vikash Thakkar, às 20h55. Assim como na edição inaugural, em 2023, o evento em solo brasileiro está sendo realizado na Arena Carioca I, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, zona oeste da capital carioca.
Atual 8º colocado do ranking mundial da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa), Hugo Calderano disputa o WTT Contender Rio de Janeiro como 1º cabeça de chave. Jogar no Brasil é algo singular para o mesatenista nascido na capital carioca. Portanto, ele tem boas recordações de atuar com o ginásio pulsando com vibrações positivas. Já se passaram quase oito anos de sua primeira experiência olímpica, quando representou o país na Rio-2016.
Nos Jogos Olímpicos, Hugo Calderano, então com 20 anos, estreou batendo Andy Pereira, de Cuba, por 4 sets a 0. Na etapa seguinte, superou Par Gerell, da Suécia, por 4 a 1. Na sequência, ele mostrou força e venceu Tang Peng, de Hong Kong, por 4 a 2. Já entre os 16 melhores na Rio-2016, o brasileiro perdeu para Jun Mizutani, do Japão, então 6º do ranking mundial, que acabaria o torneio olímpico com a medalha de bronze.
Mais sobre Calderano no Brasil
Entre os Jogos Olímpicos Rio-2016 e o WTT Contender Rio de Janeiro de 2024, Hugo Calderano viveu outros momentos marcantes em seu país. Em 2017, em evento do circuito internacional, ele foi campeão do Aberto do Brasil, em São Paulo. No ano seguinte, o mesatenista brasileiro conquistou o troféu do Campeonato Brasileiro, em Concórdia (SC).
Já em 2022, Hugo Calderano disputou o Desafio Brasil x França, também realizado na Arena Carioca I. Ele competiu no Brasil pela última vez no WTT Contender Rio de Janeiro de 2023, porém não foi bem, pois foi eliminado na primeira rodada pelo sul-coreano Cho Seungmin. O mesatenista brasileiro soma cinco conquistas de WTT: campeão do Contender em Doha (2021 e 2023), do Contender Túnis (2022), do Contender Durban (2023) e do Contender Muscat (2023).
- STU: Kalani Konig se garante na final e conquista o título
- Pepê Gonçalves e Omira Estácia levam o BR de caiaque cross
- Brasil é vice após perder para a Argentina no Sul-Americano
- Grêmio conquista pela 5ª vez o campeonato gaúcho feminino
- Botas, de Damiris Dantas, perde para o líder da Liga Turca
Destaques internacionais
A chave de simples do WTT Contender Rio de Janeiro de 2024 contará com três jogadores que figuram entre os 20 melhores do mundo na atualidade. Sendo assim, Hugo Calderano terá como principais desafiantes Tomokazu Harimoto, 10º do ranking mundial, e Shunsuke Togami, 20º da atualidade, ambos do Japão. Campeão da edição de 2023, Mattias Falck, da Suécia, não estará em solo carioca desta vez.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A eliminatórias simples é o sistema de todos os confrontos da chave de simples do WTT Contender Rio de Janeiro, portanto, quem vencer avança e o derrotado estará eliminado. As partidas serão em melhor de cinco sets até a fase semifinal. A única partida melhor de sete sets será a decisão. O evento começou na segunda-feira (20) e termina no próximo domingo (26). A competição está sendo transmitida pela ESPN 3 (canal por assinatura) e pelo serviço de streaming Star+.